O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) iniciou, na manhã desta terça-feira (12/03), o projeto piloto “Educação Para e Pelo Museu” para conscientizar estudantes da rede pública de ensino de Montes Claros sobre a importância da existência da instituição e da história regional. Além de manter um cronograma de visitas de alunos do ensino fundamental e médio, o Museu Regional, que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), implantou o projeto piloto com a proposta diferenciadada da busca de maior interação com os estudantes e com as escolas públicas.
A primeira visita foi de alunos do sexto ano da Escola Estadual Beato José de Anchieta, localizada no bairro Cristo Rei, em Montes Claros.
Durante o lançamento oficial, a coordenadora do projeto piloto, professora Cláudia Cristina Dias, salientou que muitos estudantes não conhecem os museus e a sua importância dentro do cenário educacional e cultural. Dentro da iniciativa apresentada, os integrantes do projeto visitam as escolas selecionadas, onde promovem palestras e mobilizam estudantes, servidores e professores. Após a mobilização , será feita a visita ao Museu Regional do Norte de Minas, com o transporte dos estudantes e professores sendo providenciado pela própria Universidade Estadual de Montes Claros.
O diretor do Museu Regional do Norte de Minas, professor Georgino Jorge de Souza Neto, explica que o projeto piloto tem como meta atender 400 estudantes nos próximos cinco meses, com atendimento concentrado em escolas públicas de Montes Claros. Parte dos custos, como estagiários e alimentação dos estudantes durante as visitas, será arcado com recursos da emenda parlamentar destinada pela vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha Souza. O diretor agradeceu, ainda, a Gestão Superior da Unimontes, a Pró-Reitoria de Extensão e aos servidores do Museu e das escolas envolvidas.
O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, presente na abertura oficial do projeto piloto, enalteceu a iniciativa do Museu Regional de extrapolar os muros da universidade e criar a interação com a sociedade, utilizando a história como forma de ampliar o nível educacional e cultural dos alunos da rede pública. Salientou que um dos papéis do Museu Regional é apresentar a história regional e mostrar a riqueza cultural da região norte-mineira, que, muitas vezes, não é conhecida pela própria população.
A solenidade de abertura do projeto piloto contou com as presenças de diversas autoridades, entre as quais: o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves; o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; a assessora parlamentar Helen Santa Rosa, representando a deputada estadual Leninha; a supervisora da escola Estadual Beato José de Anchieta, professora Andréia de Oliveira, representando o diretor do educandário, Rodrigo Eudson; a coordenadora de acervo do museu, historiadora Karine Dia
s; e a coordenadora administrativa do museu, professora Mônica Camargo; além de professores, acadêmicos, servidores e alunos da escola Beato José de Anchieta.