O filme “Suçuarana” será exibido amanhã, quinta-feira (11/09), no âmbito do Cinema Comentado Cineclube e CineMuseu. A iniciativa do Circuito Embaúba, em parceria com o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), da Fulô Comunicação e Cultura e do Cineclube CineMaracas, além do apoio da Embaúba Filmes, apresenta a impressionante obra dos diretores Clarissa Campolina e Sérgio Borges. A sessão de cinema será às 19h, no próprio MRNM, situado na Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural Padre Dudu, no centro histórico da cidade.

Sinopse

A película mostra Dora, que passou os últimos anos em um território arruinado pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Carrega consigo uma foto antiga com o nome Suçuarana, única pista desse lugar mítico onde imagina encontrar pertencimento.

Guiada por um misterioso cachorro, Dora encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em comunidade. A cada novo encontro, seu destino parece sempre um pouco mais distante.

Diretores


Clarissa Campolina atua como diretora, roteirista, editora, produtora e professora. Seu longa-metragem de estreia, “Giramundo” (2011), foi premiado no Festival de Veneza e também exibido no TIFF, em San Sebastián e em outros 50 festivais.

Sérgio Borges trabalha como roteirista, diretor e produtor. Os filmes que dirigiu foram premiados em diversos festivais, como Rotterdam, Locarno, San Sebastián, Leipzig, Indie Lisboa, Havana, Rio de Janeiro e Tiradentes. Um deles, “O Céu sobre os Ombros” (2010), estreou internacionalmente no Tiger Awards, em Rotterdam.

Festivais


Suçuarana participou de eventos como o Festival de Cinema de Chicago (2024), a Mostra de Cinema de Tiradentes (2025), o Festival Internacional de Cinema de Roterdã (2025), o XX Panorama Coisa de Cinema (2025), o Festival de Cinema de Munique (2025), a Mostra de Cinema de Ouro Preto (2025) e o Festival Internacional de Cinema de Lima (2025).

O Circuito Embaúba é vinculado à Embaúba Filmes e tem como objetivo levar os lançamentos da distribuidora mineira a um circuito ampliado de exibição em todo o país.

Relacionadas

Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)
Programa de Pós-graduação Associado Unimontes IFNM oferece uma vaga para credenciamento de professor colaborador
Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico