O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será palco para o lançamento do filme documentário “João Chaves: a cidade, o poeta e o mar”. Com idealização, pesquisa, produção e direção de Berenice Chaves, neta do homenageado, a obra será exibida sábado (24/05), às 19h, na área externa do MRNM, que possui 180 lugares. O acesso é gratuito.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, o filme documentário, que tem direção de fotografia do cineasta Samuel Reis, traz 15 trabalhos inéditos do poeta, compositor e seresteiro montes-clarense, que exaltam a ligação dele com a cidade, a música e o mar. No elenco, Isabella Lopo, Jaqueline Pereira, Elisa Pires, Josias David, Thalita Milo, Afonso Teixeira, Eduardo Brasil, Marcos Gusmão e Berenice Chaves, além do pequeno Gregório Reis, de apenas oito anos. Há também participação do advogado Adriano Borém e do servidor público Rafael Macedo Chaves, neto e afilhado de João Chaves.

Semana João Chaves

O projeto do filme documentário propôs a Semana João Chaves de Cultura Montes-Clarense, “com a criação de um Mini Fórum multidisciplinar para debates, encontros e palestras de professores das diversas áreas e a participação de escritores, poetas e artistas da nossa cidade”, destaca o perfil no Instagram @joaochavesacidadeopoetaeomar. As atividades ocorreram de segunda a quinta-feira (19 a 22/05), Dia Municipal da Seresta em Montes Claros, aniversário de João Chaves, que nasceu em 1885.

Livros com material biográfico e obras de João Chaves foram doados pelo projeto e por Lola Chaves, filha do homenageado, para integrarem os acervos de 10 Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Montes Claros.

Além disso, houve a disponibilização de links que direcionam para material audiovisual, base de informações que pode gerar debates e palestras sobre o autor e a cultura montes-clarense como um todo.

O projeto do filme ainda sugeriu a criação de Concurso de Poesias. O aluno vencedor será premiado pela equipe.

A Semana João Chaves de Cultura Montes-Clarense foi encerrada sexta-feira (23/05), com a exibição do filme documentário para 140 alunos da Rede Pública de Ensino, às 9h, no Ibicinemas.

“A Semana João Chaves de Cultura Montes-clarense é um passo importante para que possamos ir além do filme. É uma construção conjunta que rememora e deixa acessível nas escolas públicas, parte da nossa própria história, resguardando a cultura do nosso município”, finaliza texto do perfil @joaochavesacidadeopoetaeomar.

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes na luta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros