O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será palco para o lançamento do filme documentário “João Chaves: a cidade, o poeta e o mar”. Com idealização, pesquisa, produção e direção de Berenice Chaves, neta do homenageado, a obra será exibida sábado (24/05), às 19h, na área externa do MRNM, que possui 180 lugares. O acesso é gratuito.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, o filme documentário, que tem direção de fotografia do cineasta Samuel Reis, traz 15 trabalhos inéditos do poeta, compositor e seresteiro montes-clarense, que exaltam a ligação dele com a cidade, a música e o mar. No elenco, Isabella Lopo, Jaqueline Pereira, Elisa Pires, Josias David, Thalita Milo, Afonso Teixeira, Eduardo Brasil, Marcos Gusmão e Berenice Chaves, além do pequeno Gregório Reis, de apenas oito anos. Há também participação do advogado Adriano Borém e do servidor público Rafael Macedo Chaves, neto e afilhado de João Chaves.

Semana João Chaves

O projeto do filme documentário propôs a Semana João Chaves de Cultura Montes-Clarense, “com a criação de um Mini Fórum multidisciplinar para debates, encontros e palestras de professores das diversas áreas e a participação de escritores, poetas e artistas da nossa cidade”, destaca o perfil no Instagram @joaochavesacidadeopoetaeomar. As atividades ocorreram de segunda a quinta-feira (19 a 22/05), Dia Municipal da Seresta em Montes Claros, aniversário de João Chaves, que nasceu em 1885.

Livros com material biográfico e obras de João Chaves foram doados pelo projeto e por Lola Chaves, filha do homenageado, para integrarem os acervos de 10 Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Montes Claros.

Além disso, houve a disponibilização de links que direcionam para material audiovisual, base de informações que pode gerar debates e palestras sobre o autor e a cultura montes-clarense como um todo.

O projeto do filme ainda sugeriu a criação de Concurso de Poesias. O aluno vencedor será premiado pela equipe.

A Semana João Chaves de Cultura Montes-Clarense foi encerrada sexta-feira (23/05), com a exibição do filme documentário para 140 alunos da Rede Pública de Ensino, às 9h, no Ibicinemas.

“A Semana João Chaves de Cultura Montes-clarense é um passo importante para que possamos ir além do filme. É uma construção conjunta que rememora e deixa acessível nas escolas públicas, parte da nossa própria história, resguardando a cultura do nosso município”, finaliza texto do perfil @joaochavesacidadeopoetaeomar.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF