O documentário “Holocausto Brasileiro” vai ser exibido no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). O evento, que ocorre no contexto da 23ª Semana da Luta Antimanicomial, está previsto para iniciar às 19h do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 13 de maio. A programação ainda conta com palestras sobre a produção. Haverá emissão de certificado via QR Code. O acesso é gratuito.

​Holocausto Brasileiro

“Holocausto Brasileiro” (2016) tem direção de Armando Mendz e Daniela Arbex. O episódio ocorre no começo do século XX, em Barbacena (MG), quando foi fundado o Hospital Colônia, para tratar tuberculosos e doentes psiquiátricos. Mas o que se escondia por trás do manicômio era uma realidade cruel.

Durante anos, homens, mulheres e crianças partiam para uma viagem sem volta ao que muitos consideram o inferno. O lugar era o trágico destino dos que a sociedade considerava desajustados, no caso pobres, homossexuais, meninas grávidas, prostitutas, alcoólatras e crianças indesejadas. Até o início dos anos 1980, milhares foram torturados, violados e esquecidos. Estatísticas apontam para cerca de 60 mil mortos. Poucos sobreviveram.​

Palestras

Após a exibição do documentário, haverá palestras com os psicólogos Antônio Carlos Ferreira, doutor em Ciências da Saúde pela Unimontes; Carlos André Moreira da Silva, mestre em História Social e coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFIP-MOC/Afya; e Vera Lúcia Trabbold, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Curso de Psicologia da Unimontes; além do arquiteto e urbanista Pedro Almeida, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo UnifipMoc/Afya e professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Relacionadas

Uniopen – Unimontes Aberta para Todos: a festa do saber
Unimontes vai sediar Encontro Nacional de Modelagem Computacional – Inscrições já estão abertas
Maio Cultural no Museu da Unimontes
Hospital da Unimontes realiza Semana da Enfermagem
Acadêmicos da Unimontes visitam unidade fabril da Eurofarma em construção, em Montes Claros
Unimontes entrega Escola do Programa Profissionalizante à comunidade de Bocaiuva