
O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebeu menção como uma das dez instituições museais imperdíveis do interior de Minas Gerais, recomendadas pela página “Visite Minas Gerais”, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O site destina-se à divulgação e promoção dos atrativos turísticos do estado. A homenagem ocorreu em alusão ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.
O MRNM, pertencente à Pró-Reitoria de Extensão, é importante espaço cultural do Norte de Minas, polo de preservação da memória, valorização da identidade local e promoção do acesso à cultura. O local oferece eventos gratuitos voltados ao público de modo geral e reafirma, assim, seu papel inclusivo e educativo.
“A criação do Museu teve como princípio a necessidade de preservar e difundir o patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, da região. Inaugurado em 30 de setembro de 2014, o Museu da Unimontes foi instalado no casarão histórico da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), restaurado pelo Governo de Minas, com apoio da comunidade e recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet”, lembra a historiadora do Museu, Karine Dias.
Já o coordenador do MRNM, professor Georgino Jorge de Souza Neto, destaca que, “ao longo de 10 anos de funcionamento, o Museu – primeiro espaço museológico do gênero no Norte de Minas – já recebeu 101.237 visitantes, até a primeira quinzena de maio de 2025”. Ele afirma que “esse número expressivo” evidencia o interesse da população e reafirma “a importância do Museu como espaço de construção da memória, produção de conhecimento e oferta de lazer cultural”.
Acervo
O acervo do Museu é organizado a partir de quatro eixos temáticos, que proporcionam uma imersão no contexto histórico e cultural da região: Meio Ambiente; Ocupação do Território; Desenvolvimento Urbano de Montes Claros e Saberes, Fazeres e Celebrações.
Além da exposição de longa duração, o local também promove mensalmente mostras temporárias, com artistas de diversas regiões do Brasil. O que amplia o diálogo cultural e a diversidade de olhares sobre o país.
O Museu Regional do Norte de Minas, localizado na rua Coronel Celestino, nº 75, no Corredor Cultural, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no último domingo de cada mês, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.


