O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), convida o público para a abertura da exposição “O que brota do comum”, que ocorrerá no próximo dia 13 de junho, às 18h. A mostra reúne o encontro sensível das artistas visuais Denise Calasans e Samira Pavesi, propondo um mergulho poético no cotidiano e nas formas invisíveis que habitam o mundo.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 6 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, no Museu Regional, localizado na rua Coronel Celestino, nº 75, Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico de Montes Claros.

Para o diretor do MRNM, professor Georgino Jorge de Souza Neto, “a importância das coisas miúdas é revelar o mundo que se apresenta no universo das suas pequenezas”. Segundo ele, as obras da dupla dialogam diretamente com a poesia. “Assim como os poemas de Manoel de Barros, a arte de Denise Calasans e Samira Pavesi nos convida a olhar para a grandiosidade das coisas menores. Não tenho dúvida de que ‘o que brota do comum’ é o extraordinário”, conclui.

A curadora Gabriela Davies destaca que, a partir de gestos mínimos e de materiais muitas vezes ignorados, é possível reorganizar a percepção e “reencantar” a experiência de viver. A mostra propõe uma escuta atenta à linguagem silenciosa das coisas, perceptível tanto nas rachaduras do asfalto quanto nas camadas translúcidas da pintura.

Entre o orgânico e o industrial

Na exposição, as linguagens artísticas se entrelaçam a partir de diferentes matrizes. Denise Calasans parte de afetos, memórias e relações humanas para construir paisagens sensíveis por meio da pintura e de objetos simbólicos. Já Samira Pavesi utiliza materiais urbanos e estruturas de contenção para provocar releituras sensoriais e críticas dos espaços.

Essa convergência entre o orgânico e o industrial, entre o gesto urbano e as paisagens imaginárias, estimula a convivência de múltiplas linguagens e visões artísticas. A interação entre artistas de diferentes repertórios amplia a experiência estética do público, oferecendo vivências que dialogam com distintas sensibilidades. Dessa forma, o Museu se consolida como um espaço plural, de múltiplos acessos, significados e encontros.

Sobre as artistas

Denise Calasans

Carioca, artista visual, poeta, pesquisadora e educadora, Denise desenvolve uma obra marcada pela sensibilidade no trato das relações humanas, do cotidiano e da memória. Seu trabalho transita por temas como o afeto, o feminino, as paisagens e os modos de conexão contemporâneos, especialmente mediados pelas redes sociais.

Graduada em Design e mestre em Memória Social, Denise articula sua produção estética com práticas de pesquisa e a utilização de instrumentos e objetos lúdicos, abrangendo pintura, instalação, vídeo, objetos e intervenções urbanas. Sua poética emerge de uma escuta atenta ao entorno, na transformação de imagens e materiais em espaços de evocação afetiva. Objetos aparentemente banais são deslocados para o campo poético, convertendo-se em dispositivos de memória e sensibilidade.

Samira Pavesi

Artista inquieta e experimental, Samira constrói sua obra a partir de uma releitura crítica e sensorial de objetos cotidianos associados à contenção e segurança, como grades, telas e estruturas metálicas. Suas assemblages e instalações, compostas por materiais descartados, tensionam o espaço, provocando reflexões sobre os limites entre proteção e aprisionamento, liberdade e restrição.

Suas composições exploram camadas, sobreposições e ambiguidade simbólica, evidenciando uma estética comprometida com a sustentabilidade e o reaproveitamento poético da matéria urbana. Samira participou de residências artísticas em Portugal (NOWHERE e PADA Studios) e possui obras em acervos públicos em diferentes estados brasileiros.

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez