O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresenta, na próxima quinta-feira (23/10), às 19h, a Mostra Melhores Minutos de 2024. A coletânea especial dos filmes premiados na edição do ano passado do Festival Permanente do Minuto ocorre em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e o CineMuseu. A iniciativa, que se destina a pessoas de 14 anos acima, será na sede do MRNM, localizada na rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico da cidade.

Diversos temas

O Festival Permanente do Minuto foi criado no Brasil em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão. Pioneiro no formato de filmes com a duração de um minuto, o evento inspirou, desde então, o surgimento de atividades similares em mais de 50 países. A seleção inclui títulos de diversos temas, estilos e narrativas numa variedade que caracteriza a força do Cinema.

O Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento para o exercício da síntese, em vídeos com duração máxima de 60 segundos, realizados por amadores e profissionais do audiovisual. É pioneiro do formato no mundo.

Evolução

Prestes a completar 35 anos, em 2026, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos ao apoiar o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis), além de conceitos de narrativa, edição, som e imagem.
Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano – via correios – provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país.

Portal eletrônico

No ano de 2005, porém, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente. Em 2007 tornou-se totalmente online. Os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los pelo portal eletrônico https://festivaldominuto.com.br/. O acervo do Festival foi ampliado em mais de 500%. Para isso, todos os meses, são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdo.

Mostra

Há também, anualmente, a Mostra Melhores Minutos. Nela, são exibidos os melhores vídeos do ano anterior, em centenas de pontos culturais e educacionais distribuídos pelo Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros. Caso da iniciativa no MRNM, que vai ser realizada na próxima quinta-feira.

40 mil vídeos

Atualmente, o Festival Permanente do Minuto possui acervo de mais de 40 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como Anna Muylaert, Carlos Nader, Sara Não tem nome, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.

Em 2016, o portal do Festival Permanente do Minuto adquiriu nova identidade visual, mais moderna e com desafios de linguagem. Além disso, adotou a licença Creative Commons como padrão para disponibilizar o acervo e o próprio sistema do site.

Educação

O Festival sempre teve um forte vínculo com a educação, já que seu conteúdo é facilmente incorporável em sala de aula. Com o objetivo de ampliar tal vínculo, a iniciativa elaborou o próprio projeto educativo em 2017: o Minuto Escola, um curso online de formação em audiovisual, focado na montagem/edição, voltado a professores da rede pública de ensino. Já são mais de quatro mil profissionais de educação de 13 estados da Federação formados, com certificação em cooperação com secretarias de educação de seus estados ou municípios, além de cooperações com Institutos Federais.

Relacionadas

Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro
Unimontes inaugura Restaurante Universitário no campus de Janaúba com alimentação saudável por apenas R$ 2,50
Inscrições abertas para III Encontro de Currículo e Formação de Professores, que tem apoio de Unimontes, UEMG e Fapemig
Unimontes está com inscrições abertas para o II CIED, que visa fortalecer as políticas educacionais inclusivas
ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes
Professora da Unimontes é conferencista convidada de Seminário online da Espanha – Inscrições abertas