Os alunos da Universidade Estadual de Montes Claros, acompanhados pelos professores, vão desenvolver diversas ações solidárias nos  municípios do Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. As atividades estão previstas no Projeto Unimontes Solidária – Integração InterTV Grande Minas, previsto para o período de julho a dezembro de 2011. Os municípios poderão se inscrever para serem atendidos pelo programa até o dia 23 de maio.  Serão selecionadas quatro cidades para serem atendidas neste ano.

As inscrições estão sendo recebidas na Pró-Reitoria de Extensão/Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), no prédio da reitoria, no campus-sede. Os municípios também podem se inscrever por fax  (0xx38) 3229 8163 ou pelo email: cae@unimontes.br .

O projeto é aberto a todos os município do Norte  e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mas, será dada prioridade para os municípios que apresentam indicadores econômicos e sociais insatisfatórios, tais como: baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  renda per capita baixa e altos índices de analfabetismo e de mortalidade infantil.

Desenvolvido em parceria com a InterTV Grande Minas, o programa objetiva realizar  “ações solidárias articuladas, através dos diversos cursos da Unimontes, procurando potencializar as competências e atender demandas dos municípios”. Desta forma, o conhecimento  produzido na universidade será colocado a serviço da comunidade.

As atividades, coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, serão realizadas nos municípios durante 10 dias das férias letivas do mês de julho. Estão previstos dois retornos às comunidades nos meses de setembro e novembro. Observando as demandas específicas dos municípios, os acadêmicos vão trabalhar com as áreas temáticas:  educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer, entre outras.