Os municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Ibiaí e Mirabela, no Norte de Minas, foram selecionados pela Universidade Estadual de Montes Claros para a próxima edição do projeto de extensão “Unimontes Solidária”. A relação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (11/12), durante a solenidade de assinatura do termo de compromisso dos representantes municipais com a Universidade, realizada no Salão de Conselhos, no prédio 5 do campus-sede. O reitor João dos Reis Canela presidiu os trabalhos.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, o projeto “Unimontes Solidária/2016” está programado para o período entre a primeira quinzena de janeiro e o início de fevereiro, no recesso letivo dos cursos de graduação no campus-sede e nos demais campi da Universidade. Em julho, haverá o retorno. Cada cidade receberá uma equipe com média de 30 acadêmicos para ações solidárias na área urbana e na zona rural nas áreas de saúde, social, cidadania, meio ambiente, educação, lazer, esporte e cultura.

“Em respeito às identidades de cada cidade, as ações do projeto Unimontes Solidária serão definidas de acordo com as solicitações de cada município”, explicou a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, que reforçou aos representantes dos municípios contemplados qual é a dinâmica do projeto. “Trata-se de uma iniciativa que compartilha o conhecimento com a população e, ao mesmo tempo, absorve o saber e a cultura destas comunidades”.

O reitor João Canela ressaltou que o projeto Unimontes Solidária traduz a concepção das atividades extensionistas da Universidade. “Uma maneira social de emprestar a intelectualidade gerada na academia aos municípios que confiam em nosso trabalho. O coletivo é de suma importância para enfrentar com dignidade, respeito e vontade as adversidades do dia a dia”, pontuou.

DSC 0618

No ato de assinatura, os municípios foram apresentados pelo vice-prefeito Marcos André Ferreira de Oliveira (Mirabela), secretária de saúde Polyane Martins Veloso (Brasília de Minas), secretária de Desenvolvimento Social Maria Clara Fernandes de Moura (Ibiaí) e secretária de Educação Cristina Lafetá Chaves (Coração de Jesus).

COMO FUNCIONA

A visita da caravana do “Unimontes Solidária” é definida a partir de um processo de inscrição e seleção dos municípios, que apresentam por ofício e termo de compromisso o interesse em receber o projeto. O IDH – ainda abaixo da média do restante do Estado – é critério para a participação. Conforme o edital, a contrapartida dos municípios está na garantia do apoio logístico à Universidade na execução das ações – transporte, alimentação e hospedagem, além dos materiais de consumo para a execução das ações. Antes da seleção final, os municípios candidatos foram visitados pela equipe técnica da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

“Tivemos outras experiências de parceria com a Unimontes, muito produtivas e enriquecedoras. Como uma instituição séria e competente, mais uma vez a Unimontes chega para somar à comunidade de Coração de Jesus”, opinou a secretária Cristina Lafetá. “É uma parceria que reforçamos agora, na certeza de que se converterá em benefícios para a cidade e para a região”, acrescentou a secretária Polyane Martins.

Egressa da Unimontes, representante do município de Ibiaí, Maria Clara de Moura, lembrou que fez parte do projeto como voluntária durante a graduação e dos benefícios que percebeu junto às comunidades atendidas. Também graduado pela instituição, o vice-prefeito de Mirabela, Marcos André de Oliveira falou da afinidade que tem com as iniciativas da Universidade, “já parceira do município em outros momentos”.