Os municípios de Serranópolis de Minas, Claro dos Poções, Fruta de Leite e São João do Paraíso, todos no Norte de Minas, serão atendidos na próxima edição do Projeto Unimontes Solidária – que completa seus 10 anos de existência – dentro das comemorações oficiais do cinqüentenário da Universidade Estadual de Montes Claros. O anúncio oficial das localidades selecionadas aconteceu na tarde dessa quinta-feira (14/06), durante a assinatura de Termo de Compromisso entre a instituição e as prefeituras dos municípios envolvidos. Os trabalhos começam em julho.

O termo de compromisso do projeto foi assinado pelos prefeitos e representantes das cidades beneficiadas durante audiência com o reitor João dos Reis Canela, que contou com a participação das pró-reitoras Marina Ribeiro Queiróz (Extensão) e Anete Marília Pereira (Ensino).

Conforme o calendário de atividades, entre os dias 6 e 15 de julho serão atendidos os municípios de Serranópolis de Minas e Fruta de Leite. As ações em São João do Paraíso e Claro dos Poções acontecerão no período 18 a 27 de julho. Cada cidade receberá uma equipe de 30 alunos voluntários supervisionados pelos professores Marcelo Resende e Gilson José Fróes, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

“ESPÍRITO VOLUNTÁRIO”

“Esse projeto traduz com fidelidade o espírito voluntário dos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento de nossa universidade”, ressaltou o reitor João Canela durante o ato de assinatura. Ele salientou, ainda, que nas ações extensionistas do Unimontes Solidária “as pessoas são tratadas com muito carinho e respeito, em um exercício claro de cidadania e de promoção da dignidade humana, contribuindo, portanto, para a inclusão social”.

Em uma década de atividades, o Unimontes Solidária já realizou 15 edições em 30 municípios da área de abrangência da Universidade: Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, beneficiando mais de 120 mil pessoas. Os acadêmicos atuam no projeto de forma voluntária, com a realização de atividades inerentes aos diversos cursos de graduação oferecidos nos campi da Unimontes.

EDIÇÃO ESPECIAL

Além dos quatro municípios selecionados para sua 16ª edição, o projeto Unimontes Solidária realizará um atendimento especial na comunidade de Bonito de Minas, no Norte de Minas, em agosto ou setembro. A cidade, que completa 10 anos de existência, assim como o projeto, foi contemplada pela iniciativa em 2007, quando foram beneficiadas diretamente 2.311 pessoas.

“O povo de Bonito de Minas devota um carinho especial ao Projeto Unimontes Solidária, pois sabe de seu objetivo voluntário de atendimento às necessidades das comunidades mais necessitadas e está recebendo esta nova edição do projeto como um verdadeiro presente”, observou o prefeito José Raimundo Viana.

O PROJETO – O Unimontes Solidária foi concebido para desenvolver atividades multidisciplinares voluntárias em municípios que possuem indicadores socioeconômicos ainda abaixo da média estadual. Com isso, coloca o conhecimento científico aprendido pelos acadêmicos em sala de aula a serviço da população. Dentre outras, são desenvolvidas ações nas áreas de saúde, arte, agricultura, pecuária, cultura, esporte e lazer, educação, meio ambiente, mobilização social e planejamento estratégico e de cidadania.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia