– Iniciativa conta com a participação de 24 acadêmicos de 10 cursos de graduação

Neste mês, os moradores do município de Olhos D’Água (5,38 mil habitantes), no Norte de Minas, são contemplados com uma série de atividades voluntárias realizadas por acadêmicos de 10 cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O município recebe a delegação do Projeto Unimontes Solidária, que iniciou na quarta-feira (17/07) e prosseguirá com as ações até o dia 24 de julho.

O objetivo do projeto é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, com o apoio das chefias de departamentos e coordenações de cursos.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destacou que o Projeto Unimontes Solidária coloca a Universidade mais próxima da população, levantando suas reais necessidades. “É isso que queremos: oferecer para a população o ensino de qualidade e a troca de experiências através de intervenções culturais, oficinas e cuidados com a saúde, de tal maneira que possamos impactar e deixar um legado para a transformação da sua realidade, através da educação.”

O pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, ressalta a aplicação das atividades extensionistas na vida do universitário. “Essa parceria é fundamental para que o acadêmico da Unimontes possa participar dessas atividades, que ele agrega durante o curso e consegue colocar em prática numa ação social. Ou seja, numa atividade do Unimontes Solidária, nós atingimos o objetivo da extensão, que é, a partir de um problema numa comunidade, agregarmos o conhecimento que o professor trabalha na universidade para o estudante, e o estudante conseguir colocar em prática numa comunidade.”

Equipe do Projeto Unimontes Solidária a caminho do municipio de Olhos D’Água Foto: PRE Unimontes.

Ele completou que o Projeto Unimontes Solidária vai envolver 10 cursos de graduação da Universidade em atividades diversas. “As atividades serão desenvolvidas mediante o tipo de demanda da prefeitura, porque ela tem que levantar os problemas e nós agirmos em função da demanda para atender também a zona rural e comunidades quilombolas, que já é uma demanda levantada muito importante, não só no sentido prático, por exemplo, de atendimento à saúde, mas na manutenção e na preservação da memória desses povos, que em alguns casos vem se perdendo com o tempo. E assim, teremos a oportunidade de trabalhar com cursos como História e Geografia, pensando em sustentabilidade e preservação da memória onde se registram as histórias dessas comunidades para a posteridade”, conclui o pró-reitor de Extensão.

As ações solidárias em Olhos D’Água contarão com a participação de 24 acadêmicos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras Espanhol, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social. A equipe do Projeto é composta por dois professores coordenadores: Jiulliano Lopes Mendes e Márcio Ribeiro Prates.

O Unimontes Solidária tem como áreas temáticas de atuação prioritárias: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras.

O trabalho em Olhos D’Água consiste na segunda edição do projeto de extensão da Unimontes neste ano. No período de 1º a 7 de fevereiro de 2024, a caravana do Unimontes Solidária atendeu os moradores do município de Serranópolis de Minas (4,39 mil habitantes). Em julho de 2023, foi atendida a população de Coração de Jesus.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba
Editora Unimontes marca presença na Feira do Livro da UFRJ