Exposições, palestras e apresentação cultural entre as atrações virtuais e gratuitas nas redes sociais do Museu Regional do Norte de Minas

O trabalho permanente da Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Museu Regional do Norte de Minas, na divulgação da história referente a mais de 100 municípios do Estado, será incorporado a mais um importante evento nacional de valorização cultural. A partir da próxima segunda-feira (20/9), o MRNM/Unimontes dará início à programação alusiva à Primavera dos Museus, que, em tempos de pandemia, tem neste ano o tema: “Museus: perdas e recomeços”.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sociedade Brasileira de Museus (SBM), Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Pela Unimontes, além do Museu Regional do Norte de Minas, a organização envolve a Pró-Reitoria de Extensão, com o apoio da Reitoria.

O formato das atividades será virtual, seguindo as medidas preventivas ao contato social que o Museu da Universidade adotou desde o início da pandemia, com uma série de mostras, exposições e eventos até aqui.

CERTIFICADOS

O público poderá acompanhar palestras, exposição, encontro literário, apresentação de dança e postagens temáticas nas redes oficiais do MRNM no Facebook e Instagram. Haverá entrega de certificados para os inscritos. O link para os interessados é este: www.even3.com.br/primaveramrnm.

Serão três palestras: “A importância da Memória e da História nos tempos atuais”, com as professoras Rejane Meireles Amaral e Susi Karla Almeida, do Departamento de História da Unimontes, na segunda-feira (20), às 19h30; “Centro de Memória do Esporte – CEMESP/Unimontes: perdas e recomeços na atualidade”, com os professores Ester Liberato, Georgino Neto e Rogério Othon Teixeira, do Departamento de Educação Física e do Desporto/Unimontes, na terça-feira (21/9); e “Museu: Perdas e Emoções”, na quarta-feira, dia 22/9, com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Unimontes (Foto: Alex Sezko)

COLETIVO

A artista plástica Ssara Diniz é a curadora da exposição virtual “Coletivo Encontro”, com lançamento na terça-feira (21/9), às 17 horas, que traz ao público obras de 41 artistas, com técnicas e trabalhos autorais de temas diversos. “Um encontro de almas criativas, que dão cores aos sentimentos em poder transformar tudo em arte”, explica a historiadora do MRNM, Karine Dias, que assina a produção técnica da mostra.

Na quinta-feira (23/9), acontece o encontro mensal do Grupo de Leitura no Museu, coordenado pelo professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Departamento de Comunicação e Letras e do mestrado em Letras/Estudos Literários. A obra escolhida é “Uma Janela Indiscreta”, da escritora Graça Santos, com crônicas e textos narrativos produzidos em São Paulo e Belém/PA. A autora participará o debate.

Na sexta-feira (24/9), às 19h30, a Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, da Unimontes, apresenta o espetáculo “Boi Bumbá de Parintins”. A coordenação geral é do professor José Roberto Lopes de Sales, diretor do Museu Regional do Norte de Minas. A transmissão será pelo Facebook: www.facebook.com/museuregionaldonortedeminas e pelo Instagram: www.instagram.com/museuregionalnm.

Ao longo da semana (20 a 24 de setembro), o Museu dará sequência à série de posts temáticos sobre os patrimônios das cidades norte-mineiras. A mediação é do pesquisador Jefferson Juneo e da historiadora Karine Dias.

Relacionadas

FAPEMIG altera Manual autorizando bolsas para coordenadores de projetos em reunião do Conselho Curador
Unimontes divulga lista dos aprovados em 2ª chamada em seu vestibular próprio 2025
GDECO-ETNOPO – Grupo de pesquisa da Unimontes oferece três vagas para bolsistas
2ª UNIOPEN vai apresentar Unimontes como vitrine e agente transformador a alunos do ensino médio
Unimontes planeja ações e metas para 2025 “Teremos um ano de muitas realizações”, anuncia reitor
Liga Acadêmica de Psicanálise oferece 16 vagas para acadêmicos – Inscrições vão de 17 a 23 de fevereiro