Palestras, filmes e duas novas exposições, além do acervo permanente nos espaços temáticos, são as atrações da 17ª Semana Nacional de Museus no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A programação será aberta nesta quarta-feira (15 de maio), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM/Unimontes), na parte histórica da cidade, com a participação aberta aos professores, pesquisadores, acadêmicos e pessoas da comunidade.

A Semana Nacional de Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Sociedade Brasileira de Museus e do Ministério da Cidadania e, neste ano, tem como tema: “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. Na Unimontes, o suporte é da Pró-Reitoria de Extensão, com a qual o Museu Regional está vinculado.

A primeira palestra será com o professor doutor Gy Reis Gomes de Brito, do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, sobre o tema “Celebrar Memórias e Tradições para conceber futuros”, na quarta-feira, às 19 horas.

No dia seguinte, o público poderá acompanhar a exibição do longa-metragem “Ex-Pajé”, direção de Luiz Bolognesi (2018), que aborda a relação entre brancos e índios sob o ponto de vista das crenças e religiões. A sessão será às 19 horas, seguida de comentários sobre o filme e sobre a situação dos povos indígenas de Minas Gerais. A coordenação será do professor Fabiano José Alves de Souza, doutor em Antropologia Social, e com a participação também de pesquisadores do Núcleo de Estudos Interdisciplinares com Povos Indígenas (NEIPI-ABA), da Unimontes.

CONFIRA

Na sexta-feira, o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, professor do Departamento de Filosofia, ministrará a palestra “O futuro das Tradições e seu Papel na Sociedade”. Será de 19 às 22 horas, na sede do MRNM.

EXPOSIÇÕES

Para visitação ao longo do mês, foram montadas duas novas exposições: “Acervo do Banco Itaú”, com obras de gravuras, serigrafias, litografias e pinturas a óleo sobre telas de diversos artistas plásticos do Brasil e do Exterior. Outra atração será a mostra “Sala Medicina da Mulher”, uma homenagem à médica Maria de Jesus Santos Rametta, primeira profissional da área de Ginecologia atuante em Montes Claros. A curadoria é da historiadora Karine Dias.

O público poderá, também, agendar as visitas mediadas, sugerida para grupos de estudantes. Para quem participar das palestras, há opção de certificado, com taxa simbólica.

17ª Semana Nacional de Museus
Abertura: 15 de maio (quarta-feira)
Museu Regional do Norte de Minas
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75 – Centro