Rosimary, Ernane, Paulo Henrique e Ítalo estão entre os cerca de 300 calouros que optaram em efetuar as matrículas já no primeiro dia de prazo (Felipe Gabrich)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou na manhã desta terça-feira (18), o cronograma de matrículas para os 996 aprovados nos 46 cursos oferecidos pelo Processo Seletivo 1/2011. No campus-sede, o calouro deve procurar o laboratório de informática do prédio 3, enquanto que nos demais campi o atendimento é feito nas secretarias setoriais. O prazo será estendido até o dia 21 de janeiro, sempre das 8 às 17 horas.

Os aprovados devem estar atentos à documentação exigida, que é a seguinte: cópias autenticadas da certidão de nascimento, título eleitoral, comprovante da Justiça Eleitoral das últimas eleições (1º e 2º turnos), certificado de reservista, carteira de identidade, CPF, histórico do ensino médio (original e cópia) e uma foto 3×4 recente.

No primeiro dia do prazo, o movimento foi intenso no campus-sede. Muitos calouros preferiram agilizar o processo de matrícula como forma de evitar contratempos. A secretaria geral observa que o histórico escolar do segundo grau só poderá ser substituído pela declaração de conclusão emitida pela escola de origem, embora esta tenha a validade temporária de apenas 30 dias.

CHEGADA À UNIMONTES

Egresso de escola pública com carência comprovada, Emerson Diogo Rodrigues Veloso foi aprovado pelo sistema de reserva de vagas nos cursos de Física (Bocaiúva) e Educação Física (Licenciatura – Montes Claros). Fez opção de matrícula pelo segundo pela maior afinidade com a área. “Uma graduação é imprescindível para que a gente possa ter um emprego decente”, disse o calouro, o primeiro de quatro irmãos a ingressar na Unimontes.

A excelência do curso de Direito, com avaliações máximas perante o MEC, foi um dos motivos pelo qual Rosimary Pereira Santos, de 23 anos, fez opção pela Unimontes, que reconhece o sistema de reserva de vagas como um fator de inclusão permanente. Os dois irmãos já são universitários da instituição em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Paulo Henrique Reis saiu de Januária para efetuar sua matrícula no curso de Zootecnia da Unimontes, ministrado em Janaúba, também no Norte de Minas. A formação em técnico em agropecuária e meio ambiente pelo instituto federal de sua cidade foi determinante para a escolha do estudante de 20 anos. “Sempre pensei em me tornar um zootecnista pela Unimontes, principalmente pelo fato de a Universidade dar acesso ao mercado de trabalho ainda nas atividades da graduação”, disse o calouro, aprovado pelo sistema universal.

Já Ernane Andrade foi aprovado para o curso de Matemática ministrado no campus-sede. “Além de ser uma instituição pública, a Unimontes carrega um nome de peso, que pode me abrir as portas antes mesmo de concluir o curso”, observou o calouro de 17 anos, que exibia orgulhoso a cabeleira intacta. “Ainda bem que no meu curso não há a tradição de raspar a cabeça”, disse, aliviado. Ítalo Natan fazia sua matrícula para o curso de Letras/Português em Montes Claros. Com a graduação, espera ter mais oportunidades em concursos públicos.

LISTA DE ESPERA

Caso não aconteça o preenchimento de todas as vagas, haverá a convocação dos candidatos classificados a partir das listas de espera – por curso. O prazo para essas matrículas será nos dias 27 e 28 deste mês e a Secretaria Geral fará a comunicação aos candidatos por telegrama.