A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai sediar, na próxima quinta-feira (18/09), sessão de cinema ao ar livre gratuita e aberta ao público, no âmbito da Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis. A exibição do filme “A Mensagem de Jequi”, de Igor Amin, e de curtas produzidos ao longo do projeto será às 18h30, em frente ao Prédio 7, no campus-sede.

Ainda em Montes Claros, a iniciativa do Instituto Mundos e do Governo de Minas realizará oficina educativa para alunos da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, situada na Rua Monte Plano, 699, bairro Santa Rita I. Já na sexta-feira (19/09), a programação ocorrerá em Jaíba, também no Norte de Minas, com oficina na Escola Municipal Roque Cardoso dos Santos e sessão de cinema na Praça João XXIII, no centro.

A Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis busca despertar a consciência sobre culturas, territórios e aspectos socioambientais a partir do impacto das mudanças climáticas, sempre por meio de oficinas educativas e sessões de cinema ao ar livre.

Cidades mineiras

A previsão é que o evento circule, de setembro a dezembro, por 17 cidades mineiras. Além de Montes Claros e Jaíba, também receberão as atividades Várzea da Palma, Contagem, Serro e distritos, Santo Antônio do Itambé, Itamarandiba, Carbonita, Almenara, Itaobim, Santana do Araçuaí, Igarapé, Betim, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Argirita e Diamantina. Haverá ainda edição especial da mostra na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém, no Pará.

Cine Sada

As sessões de cinema ao ar livre acontecerão no Cine Sada, um caminhão-cinema com tela integrada. A película “A Mensagem de Jequi”, dirigida por Igor Amin, foi produzida a partir de oficinas de cinema e educação climática com crianças quilombolas da Escola Estadual Mestre Virgínia Reis, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras (Serro-MG). O filme apresenta a inspiradora jornada de Jequi, um menino quilombola interpretado por Kaique Santos Silva, que se transforma em uma liderança entre crianças e adultos ao defender as águas e os valores ancestrais de sua comunidade no Vale do Jequitinhonha.

Ensino fundamental

As oficinas destinam-se a crianças do ensino fundamental de escolas públicas, em parceria com as secretarias de Educação de cada localidade, e têm duração total de 6 horas/aula. O encontro propõe uma experiência divertida, sensível e educativa sobre mudanças climáticas e cuidados com a natureza, uso consciente das telas e das tecnologias, além de estimular a expressão criativa por meio do audiovisual, que valoriza a cultura, o protagonismo das crianças e o vínculo delas com o território onde vivem.

Construção de identidades

Diretor do Instituto Mundos e idealizador da mostra, Igor Amin explica que “a Mostra Telas Amigáveis é um projeto com foco na construção de identidades plurais das crianças envolvidas”. A ideia é que os pequenos usufruam de tecnologias criativas e acessíveis, desenvolvam habilidades emocionais e tenham, enfim, oportunidade de valorizar a própria cultura e também preservar a natureza por meio da linguagem cinematográfica.

“Para isso, buscamos criar uma conscientização do uso benéfico das telas, abordar como elas podem ser auxiliares em atividades educativas e de lazer de maneira saudável e que sirvam de estímulo criativo, ressignificando esses dispositivos”, conclui Igor Amin, cineasta, curador e educador audiovisual.

A Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis tem patrocínio do Grupo Sada, por meio da Lei Estadual de Incentivo de Minas Gerais.

O Instituto Mundos atua há mais de 15 anos com educação audiovisual, arte, meio ambiente e infância. Já realizou oficinas, exposições, mostras e filmes em mais de 12 estados do Brasil e também em países como Angola, Portugal e Holanda.

Foto: Breno Conde
Foto: Breno Conde
Foto: Breno Conde
Foto: Breno Conde
Foto: Marcos Cantanhede
Foto: Igor Amin

Relacionadas

Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes orienta professores na submissão e gestão de projetos financiados
Unimontes participa da posse da nova diretoria do Quifarmo e fortalece parceria com o Polo Farmacêutico de Montes Claros
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras