Os conceitos de arte associados à fotografia, a partir de um projeto escolar com 100 alunos do ensino fundamental e médio em Montes Claros. Esta é a tônica da mostra “Olhar Polivalente”, uma das atrações abertas à visitação pública no Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes. Numa série de painéis, estão expostas cerca de 150 fotografias com foco na Arte Concreta e nas formas geométricas da própria natureza e de intervenções arquitetônicas.
Os trabalhos podem ser visitados até o próximo dia 12, gratuitamente. A organização é dos professores Domingos Máximo e Ruth Ferreira, curadores da mostra e que trabalham como educadores artísticos na Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), no Bairro Jardim São Luís, em Montes Claros.
OPORTUNIDADES – “Esta exposição revela o quanto o espaço do Museu Regional é eclético e reforça a perspectiva de que os alunos das escolas de ensino básico podem e devem ter contato com a arte não somente como espectadores, mas também como agentes”, explica a diretora do Museu Regional, professora Marina Ribeiro Queiroz.
A produção está vinculada às atividades da disciplina de Artes para seis turmas do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. “Começamos os trabalhos no primeiro bimestre letivo, com o estudo dos chamados elementos essenciais das artes visuais, com abordagem sobre os conceitos do movimento da Arte Concreta”, explica o professor Domingos Máximo, egresso do curso de Artes da Unimontes.
Outra inspiração foi o trabalho desenvolvido pelo Grupo Ruptura, nos anos 50, que produzia arte a partir de formas geométricas. “Com base em conceitos da arte, os alunos passaram a produzir as fotografias de ambientes da própria escola e de locais no entorno, como praças, ruas, árvores e gestuais de pessoas.
Sobre a produção das fotos, foram utilizados os próprios telefones celulares dos alunos e professores, tablets e máquinas próprias, mas sem um contexto profissional.
SERVIÇO
Olhar Polivalente
Exposição de fotos
Onde: Museu Regional do Norte de Minas (2º piso)
Visitação: gratuita
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Montes Claros
Até quando: 12 de novembro
Horário: 8h30 às 18 horas