Uma mostra cultural organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros a partir de pesquisas acadêmicas reunirá 400 itens ligados ao universo esportivo do Brasil e do Mundo. Trata-se da Exposição Memorial: “Um Outro Tempo do Sport e da Educação Physica Hoje”, que terá início nesta quinta-feira (6/12), às 20 horas, no Casarão da Fafil. A organização é dos alunos do 1º período do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), sob a coordenação do professor Georgino Jorge de Souza Neto.

Esta será a quinta edição da mostra, que resulta de uma pesquisa permanente desenvolvida há pelo menos seis anos no âmbito da disciplina “História do Esporte”. A visitação estará aberta ao público em geral até sábado (08/12), das 8 às 22 horas, com acesso gratuito.

Dentre as inúmeras curiosidades estão reproduções das fotos das primeiras formações da Seleção Brasileira e do Atlético Mineiro, além de um álbum de figurinhas original dos Jogos Olímpicos de 1932, realizado em Los Angeles (EUA) – todo escrito em alemão. Os cartazes de todas as edições das Olimpíadas e das Copas do Mundo de Futebol serão expostos nas paredes do Casarão.

INGRESSO ORIGINAL

A Copa do Mundo de 1950 conta com pelo menos três símbolos especiais nesta exposição organizada pela Unimontes: um ingresso original do jogo Brasil 2×0 Iugoslávia, realizado no dia 1º de julho daquele ano, no Rio de Janeiro; o cartaz de divulgação do mundial e, ainda, um pequeno guia ilustrado (original) sobre os países participantes dessa que foi a primeira Copa realizada no Brasil.

A exposição está sendo montada no primeiro andar do Casarão da Fafil e terá cinco ambientes temáticos: Objetos, Periódicos (revistas e jornais), Camisas (uniformes de clubes), Iconográfico (fotografias e cartazes) e Visual (Vídeos). “Procuramos associar a história do esporte e da educação física aos dias atuais, com fotografias, artigos de jornais e objetos históricos”, explica o professor Georgino Neto.

O trabalho resgata, ainda, imagens das primeiras aulas de educação física como disciplina escolar, no início do século passado, e a coleção completa do informativo “Mais Querido”, publicado nos anos 60 por um grupo de torcedores do Cassimiro de Abreu, um dos mais tradicionais clubes de futebol de Montes Claros. Outra raridade é a edição da Gazeta do Norte de 1916, que publica o edital de fundação do Mineiro Futebol Clube, primeiro time de futebol em Montes Claros

O espaço reservado aos vídeos serão apresentados seis produções, entre curtas metragens e filmes. Para cada sessão a capacidade é de 30 pessoas definidas por ordem de chegada. Os filmes são os seguintes: SEXTA-FEIRA – “1958: O ano em que o mundo descobriu o Brasil” (10 horas); “História dos Jogos Olímpicos” (15 horas) e “Heleno” (20 horas); SÁBADO – “Histórias do Futebol” (10 horas); “Carruagens de Fogo (15 horas); e “Boleiros” (20 horas).

Exposição Memorial: “Um Outro Tempo do Sport e da Educação Physica Hoje”
LOCAL: Casarão da Fafil (rua Coronel Celestino, centro)
PERÍODO: 6 a 8 de dezembro
HORÁRIOS: 20 às 22 horas (dia 6); 8 às 22 horas (dias 7 e 8).