Participantes do “Projeto Vida” acompanharam o lançamento da mostra fotográfica

Você se enxergar nas fotos, bem e de alto astral, é a concretização de uma vitória. Transmitimos às pessoas a tranquilidade do acolhimento e mostramos para as outras mulheres que há vida após o diagnóstico de câncer. O depoimento de Vilma Cássia Pereira dos Reis resume o sentimento das 45 mulheres que são protagonistas na exposição de fotos alusiva ao “Outubro Rosa”, aberta oficialmente na tarde desta terça-feira (15/10).

Exposição permanecerá aberta à visitação para a comunidade acadêmica (Fotos: Ana Maria Barbosa)

Esta é uma das iniciativas da Unimontes para fomentar a importância da prevenção ao câncer de mama e de como o tratamento pode ser humanizado. O reitor Antonio Alvimar Souza acompanhou a abertura dos trabalhos, que continuará aberto à visitação gratuita no espaço de convivência entre os prédios 1 e 2, do campus-sede.

A programação especial da Unimontes na campanha do Outubro Rosa foi aberta pela manhã, com apresentação dos professores Igor Coimbra e Luciano Cândido com o grupo musical de acadêmicos do Curso de Extensão em Música (CEM) para servidoras, professoras e alunas. Por iniciativa do projeto “Reciclar”, da Biblioteca Central, houve a distribuição dos laços rosa alusivos ao movimento e sessão de beleza com profissionais da Mary Kay.

Vilma Cássia Pereira (E) acompanha a mostra na qual é uma das protagonistas

Aos 45 anos, Vilma é uma das participantes do “Projeto Vida”, ação extensionista que o Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade que realiza atividades às terças e quintas-feiras de incentivo às atividades físicas, apoio emocional e psicológico às pacientes já diagnosticadas e em tratamento do câncer de mama. “Este é um momento de conscientização e de chamamento para a necessidade de a mulher se autoexaminar, buscar qualidade de vida e se prevenir das doenças”, acrescenta.

“Pode parecer simples, mas uma exposição como esta ajuda a te dar uma leveza para o dia a dia, vivenciar um tratamento mais saudável. E isso reflete na harmonia para a família de cada uma. Este amparo nos deixa mais tranquilas, principalmente porque há o respeito às individualidades”, complementa Vilma.

Pela manhã e à tarde, sessão de beleza e música ao vivo (Foto: Christiano Jilvan)

As atividades têm ainda o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco