A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será palco, nos dias 27 e 28 de março, do encerramento da 5ª Mostra de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado Cineclube – Cine na Estrada. A programação, que terá início às 19h, no estacionamento do Prédio 1 do campus-sede, destaca o melhor do cinema brasileiro, com ênfase na produção cinematográfica mineira contemporânea. O público poderá assistir filmes, curtas e longas-metragens, além de shows das bandas “Trueno 86” e “A Outra Banda da Lua”.

As sessões de cinema na Unimontes são frutos da colaboração entre a Pró-Reitoria de Extensão, o curso de Cinema e Audiovisual e o Cinema Comentado Cineclube. O objetivo é celebrar o início do curso de Cinema e Audiovisual na universidade, além de dar as boas-vindas a veteranos e calouros no início do semestre letivo de 2025.

“Há mais de duas décadas o Cinema Comentado vem contribuindo, de maneira significativa, para a divulgação do cinema em nossa região e, nesse momento, em que iniciamos o Curso de Cinema e Audiovisual, não poderia ser diferente”, comemora Juçara Nassau, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual. Segundo ela, o curso participa ativamente do Cine na Estrada.

Cine na Estrada: itinerância e celebração

A 5ª Mostra de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado Cineclube – Cine na Estrada adota formato itinerante como parte das comemorações dos 21 anos do Cineclube. Antes da exibição no campus-sede da Unimontes, em Montes Claros, a mostra passará pelas cidades de Bocaiúva (11/03), Glaucilândia (13/03) e Capitão Enéas (15/03). O acesso a todas as sessões é gratuito.

Lei Paulo Gustavo e o fomento ao cinema

A iniciativa do Cineclube e da Fulô Comunicação e Cultura, viabilizada por meio de edital estadual da Lei Paulo Gustavo, marca as comemorações dos 21 anos do Cineclube, uma instituição de destaque no fomento, formação e difusão do cinema nacional em Minas Gerais.

Ao longo de seus 21 anos, o Cinema Comentado Cineclube consolidou-se como um espaço de socialização e acesso à leitura crítica de diversas obras cinematográficas, com foco na produção alternativa e em filmes que fogem do circuito comercial tradicional. As sessões gratuitas atraem um público fiel, que participa ativamente das discussões e análises técnicas, culturais e industriais dos filmes exibidos.

Trajetória e contribuições do Cineclube

O Cinema Comentado já realizou o 1º Festival de Cinema de Montes Claros, em 2007, e quatro mostras de cinema: “O Sertão é o Mundo” (2012), “10 Anos de Cineclube” (2013), “Do Sertão para o Mundo” (2018, homenageando a produtora montes-clarense Vânia Catani) e “Cinema e Reinvenções” (formato online/digital, em 2021).

Em 2024, o Festival de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado Cineclube, realizado em parceria com a Fulô Comunicação e Cultura, contribuiu significativamente para o fomento do audiovisual na cidade e na região norte-mineira. O evento possibilitou a difusão do conhecimento cinematográfico e reafirmou o papel de Montes Claros no cenário do cinema nacional.

Rogério Othon (pró-reitor de Extensão), Maíra Sapori (Ascom Unimontes), Marcelo Brito (pró-reitor adjunto de Extensão), Tetê Rocha (assistente de produção), Juçara Nassau (coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual), Fabíola Versiane (produção executiva) e Elpídio Rocha (coordenador).

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria