“A Gestão de uma Universidade Pública: o Caso Unimontes”. Este é o tema da palestra que o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor e médico José Geraldo de Freitas Drumond, vai proferir nesta quarta-feira (11/07), às 21 horas, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Belo Horizonte. A palestra será voltada para os alunos do curso de Especialização em Gestão Pública.
Na oportunidade, entre outros temas, o ex-reitor abordará “as características da gestão de uma universidade pública”, “as peculiaridades da administração pública”, “potencialidades e dificuldades da administração pública” e “autonomia versus dependência administrativa”.
Conforme o ex-reitor, a proposta é apresentar um relato do trabalho na universidade pública, enaltecendo a história da Unimontes, que, comemora 50 anos de criação em 2012. O professor José Geraldo de Freitas Drumond também pretende destacar a transformação vivida pela instituição durante sua gestão (1988/2002). No mesmo período, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi transformada na atual Unimontes, por intermédio da Constituição Mineira de 1989.
Em 1994, a Universidade Estadual de Montes Claros obteve o seu reconhecimento federal, através da Portaria 1.116, do Ministério da Educação, que possibilitou a expansão da instituição e a criação dos diversos campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Ainda em 1994, por intermédio da Lei Estadual 11.517, ocorreu a reorganização administrativa da Unimontes, com a incorporação das antigas faculdades pelos atuais centros de conhecimento – áreas de Ciências Humanas (CCH), Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A instituição conta, ainda, com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).