Abordar as articulações sobre a construção do campus da Unimontes em Salinas. A retomada das discussões aconteceu na manhã desta quinta-feira (4/8), durante reunião conduzida pelo reitor, professor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza., com a participação do prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, e o coordenador do campus Salinas, professor Fernando Batista Coutinho Filho.
No histórico das negociações consta a doação do terreno para a construção do campus numa área de 14.585,50 m², localizado no Bairro Belvedere, em Salinas. O terreno foi doado pela empresa Ferretti Incorporações Imobiliárias, que não reunião desta quinta-feira na Universidade foi representada pelo diretor-presidente, Reginaldo Ferreira Tiago.
Conforme o termo de doação, a empresa se compromete a cuidar da pavimentação asfáltica, rede de água, energia e drenagem pluvial, além de contribuir na elaboração do projeto arquitetônico apresentado pelos arquitetos Camila Ferreira Tiago, Danilo Marcos de Souza e Sandro Frederico Martins, da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Unimontes.
“O Campus Salinas é um compromisso dessa gestão. Estamos estudando, juntos, a busca de apoios em Brasília-DF e junto aos deputados na Assembleia de Minas para tão logo iniciarmos a execução do projeto, já que se trata de uma reivindicação da comunidade acadêmica e da própria população salinense, que precisa ser urgentemente atendida. Com os recursos em mãos, não vamos medir esforços para retomar essa obra tão importante”, afirmou o reitor durante a reunião.
Em outubro de 2015, houve uma mobilização das partes para viabilizar recursos federais para as obras, cujos custos ainda estão sendo estimados. Contudo, a partir da reunião desta quinta-feira, a previsão é para que haja uma reavaliação da planilha de custos da obra que será reapresentada aos interessados. Também estiveram presentes na reunião a diretora de Orçamento e Finanças da Unimontes, Etiane Ramos Soares Sizílio, e o diretor de Gestão de Campi, Humberto Velloso Reis.
PROJETO
Atualmente, as atividades docentes da Unimontes são desenvolvidas na Escola Estadual João Porfírio, enquanto a parte administrativa é sediada em outro prédio cedido pela prefeitura.
Pela proposta arquitetônica atual, o prédio terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. Além de salas de aula, o projeto prevê a construção de biblioteca, setores administrativos e áreas de estudo e de pesquisa. A Universidade está presente em Salinas desde 2006 e mantém na cidade o curso de graduação em Ciências Contábeis. Conta, ainda, com pós-graduação na mesma área.