Com uma palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício de Matos, foi encerrada na noite de quarta-feira (30/04), a IV Jornada de Trabalho do Norte de Minas, com reflexões relevantes sobre os impactos das redes sociais nas relações profissionais e o término dos vínculos empregatícios. O evento foi promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros, por meio da Comissão de Direito do Trabalho.

Foto: Ascom

Representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, participou ativamente da programação e reforçou o compromisso institucional com a formação crítica, plural e alinhada aos desafios do mundo do trabalho.

Na conferência “Mundo real x redes sociais: consequências sob o término da relação de emprego”, o ministro do TST Antônio Fabrício de Matos analisou os efeitos das redes digitais no ambiente de trabalho e os novos desafios jurídicos diante da era tecnológica. A mediação foi conduzida pelo vice-reitor Dalton Caldeira Rocha, pelo presidente da OAB Montes Claros, Hebert Alcântara Ferreira, pela vice-presidente da 11ª Subseção da OAB Graciete Prioto e pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Dalton Max Oliveira.

Realizada nos dias 29 e 30 de abril, a Jornada contou com a participação de mais de 400 inscritos e teve uma programação diversificada, incluindo oficinas práticas, apresentações acadêmicas, conferências e rodas de conversa. A solenidade de abertura, no salão de eventos da OAB Montes Claros, reuniu professores, advogados, lideranças sindicais, estudantes e autoridades.

Um dos destaques da abertura foi a performance teatral dos artistas Priscila Custódio e André Freitas, que encenaram com sensibilidade e crítica social as diferentes jornadas de trabalho no Brasil, refletindo sobre as desigualdades nas relações laborais.

Ainda na primeira noite, o doutor Otávio Vieira Tostes ministrou a palestra “Trabalho Autônomo X Relação de Emprego: Competência da Justiça do Trabalho”, abordando decisões recentes do STF que têm reformulado o entendimento jurídico tradicional.

As atividades do segundo dia ocorreram no campus-sede da Unimontes e no salão da OAB, com oficinas voltadas à atuação prática na área trabalhista e à perícia forense, além de apresentações de trabalhos acadêmicos.

O encerramento também contou com a roda de conversa “Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho”, com a professora doutora Maria Inês e o juiz do trabalho Dr. Júlio Cangussu. O diálogo destacou a importância dos métodos alternativos de resolução de conflitos e da busca por uma justiça mais acessível, eficaz e humanizada.

Com um público expressivo e discussões de alto nível, a IV Jornada de Trabalho do Norte de Minas consolidou-se como um espaço essencial para o debate qualificado sobre as transformações no mundo do trabalho e o papel do Direito na mediação dessas mudanças.

Fotos: Ascom

Relacionadas

NuPeSe Unimontes usa tecnologia digital para promoção da saúde entre alunos de escolas públicas
III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes já está com inscrições abertas
Unimontes abre inscrições para Mostra Científica de Administração – Prazo vai até 11 de maio
Encontro marca lançamento do Programa Conexão Egressos da Unimontes
Governador destaca importância da conquista da Unimontes no Enade
Pesquisa avalia a incidência da Fadiga por Compaixão em profissionais da saúde na Macrorregião Norte