O Programa Minas Telecárdio, implementado pela Secretaria de Estado da Saúde e que tem a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) como uma das instituições participantes   recebeu o promovido pelo Ministério da Saúde.  O trabalho “Implantação de um sistema de telecardiologia em Minas Gerais: Projeto Minas Telecárdio”, de autoria Antonio Luiz Pinho,  foi classificado em primeiro lugar na categoria artigo.

O prêmio foi criado pelo Ministério da Saúde em 2002 com o objetivo de valorizar os pesquisadores e seus estudos, indispensáveis para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no País. A iniciativa busca estimular a produção científica e colaborar para a sustentação e o fortalecimento do esforço nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Concorreram 486 trabalhos de todas as regiões do Brasil.

Para a conclusão do trabalho, o professor Antonio Luiz Pinho contou com a colaboração de outros especialistas que participam do Minas Telecárdio: Maria Beatriz Alkmim, Clareci Silva Cardoso, Gláucio Galeno Carvalho, Waleska Teixeira Caiaffa, Mônica Viegas Andrade, Daniel Ferreira da Cunha, André Pires Antunes, Adélson Geraldo de Resende e Elmiro Santos Resende.

No artigo premiado pelo Ministério da Saúde, o Minas Telecárdio é destacado como um programa que tem como objetivo “levar a telemedicina até os municípios pequenos de Minas Gerais”. Inicialmente, foram selecionados os lugares de até 10 mil habitantes. Todos eles foram visitados e receberam uma unidade de telessaúde. As unidades visitadas foram conectadas a uma rede formada pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Uberlândia (UFU), de Juiz de Fora (UFMG) e do Triângulo Mineiro (UFTM) e pela Unimontes.

Os especialistas da rede passaram a dar auxílio e oferecer consulta aos médicos da atenção primária, além de analisar os eletrocardiogramas. Transmitidos via internet, os dados são analisados pela equipe do programa com o retorno imediato ao médico da atenção básica e a orientação para os procedimentos e condutas junto aos pacientes.

O projeto iniciou as atividades em 2006 atendendo 82 cidades. Muito bem sucedido, o Minas Telecárdio virou um programa estadual e foi ampliado, alcançando, hoje, 658 municípios conectados. Já foram realizados mais de 1 milhão de eletrocardiogramas através do sistema interligado via online.

QUEDA NOS ENCAMINHAMENTOS

“Os resultados alcançados têm sido extremamente positivos. Graças ao programa, houve uma redução de mais de 70% no encaminhamento dos pacientes dos pequenos municípios para as cidades maiores”, afirma o professor e cardiologista André Pires Antunes, que coordena o Minas Telecárdio no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. Ele também destaca a melhoria na assistência aos moradores das pequenas localidades. A central de recebimento de dados do programa funciona no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes.

O professor André Pires Antunes salienta que, além de mostrar a relevância do Programa Minas Telecárdio, o prêmio do Ministério da Saúde é um reconhecimento ao trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros na melhoria da saúde da população. “Com certeza, essa premiação divulga ainda mais o nome da Unimontes, demonstrando sua atuação na prestação de serviços à comunidade, sobretudo, na área da saúde”, assegura o especialista, lembrando que o Minas Telecárdio já proporciona atendimento gratuito a moradores de todos os municípios do Norte de Minas.

Por sua vez, o professor Antônio Luiz Pinho considerou que “o prêmio do Ministério da Saúde é um reforço positivo para o projeto, mostrando que além de ter uma importância existencial, tem uma importância científica, na medida em que nos permite divulgar uma tecnologia que não é apenas dura, de máquina, mas como fazer, como implantar um projeto de Telessaúde em uma área rural. E ele funciona muito como recompensa, um incentivo para seguir em frente”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia