Acordos de cooperação são nas áreas de gestão de recursos hídricos, educação para as águas e políticas de tecnologias assistivas
Missão liderada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, fechou acordos de cooperação com o Instituto Nacional de Águas (INA) e com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), ambos da Argentina. O secretário esteve acompanhado do vice-presidente da Fundação Unesco-Hidroex, Alexandre Saad.
Em Buenos Aires, os detalhes iniciais do acordo com o INA foram discutidos pelo secretário com o presidente instituição, Raul Antonio Lopardo. Como resultado, o INA e a Unesco-Hidroex devem assinar, no primeiro trimestre de 2013, acordo de cooperação técnica para ações conjuntas na Bacia do Prata, na questão das águas subterrâneas, rios transfronteiriços, e na área de educação para as águas.
“Brasil e Argentina têm uma grande responsabilidade com a gestão de recursos hídricos na América Latina. Por isso, devemos discutir uma estratégia conjunta para marcarmos presença em 2013, que será o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação em Águas”, afirma Nárcio.
Parceria com INTI
No INTI, em encontro com o vice-presidente da instituição, José Esperón, Narcio propôs a renovação do acordo de cooperação existente com o Governo de Minas, com a participação da Universidade de Córdoba e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
O secretário aproveitou para conhecer as instalações do INTI e acertou detalhes para que a cooperação se estenda à área de metrologia, gestão de recursos hídricos e tecnologia assistiva.
Tecnologias assistivas
Na segunda parte da reunião com o INTI, Narcio e o assessor especial, Osmar Aleixo, se reuniram com a equipe do engenheiro Rafael Kohanoff, diretor do Centro de Tecnologias para Saúde e Tecnologias Assistivas. A Argentina desenvolve tecnologias nessa área e está ampliando seu conhecimento, com a criação de empresas, produtos e serviços.
O secretário destacou a determinação do Governo de Minas de criar o Centro e a Rede de Tecnologias Assistivas de Minas Gerais e o desejo de trocar experiências com o INTI. O Centro de Capacitação e de Desenvolvimento será em Pará de Minas e contará com o apoio da Inatel e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Encontramos na Argentina muito mais do que viemos buscar e isso, se transformado em acordo de cooperação, vai permitir que Minas saia na frente no Brasil em relação a esse tema”, afirma Narcio.
Fonte: Agência Minas