Nos próximos dois sábados, 26 de novembro e 3 de dezembro, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá o minicurso livre “Michel Foucault – Considerações a Respeito de Biopolítica”. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em História da Filosofia, do departamento de Filosofia.

O objetivo principal do evento é estudar – a partir de Foucault – os problemas relativos à prática governamental em relação ao conjunto de seres vivos/população. Nesse aspecto, estão relacionados temas como “saúde, higiene, longevidade, raça e as implicações com o liberalismo e o neoliberalismo”, explica o professor Alex Fabiano Jardim, coordenador do minicurso. “É uma forma de incentivar o debate em torno das práticas dos chamados “sujeitos de direito” e a construção da idéia de liberdade”, acrescenta.

Neste dia 26, de 9 às 12 horas, na sala 79 do prédio 2 do campus-sede, acontecerá a primeira parte do minicurso: “o que é ilustração ou iluminismo?” (o fortalecimento dos Estados Modernos, a noção de direitos humanos e a expansão da economia de mercado) e “Segurança, território e população” (relação entre poder, economia, discurso e liberdade).

A segunda etapa, no dia 3 de dezembro, no mesmo local e horário, abordará a “Biopolítica: a prática governamental para um conjunto de seres vivos”. As inscrições e mais informações pelo telefone 38 3229-8237 ou pelo e-mail alex.jardim38@hotmail.com.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia