A Universidade Estadual de Montes Claros foi contemplada com 36 bolsas para professores – mestres e doutores – no âmbito do Edital 06/2012 do programa de Incentivo à Pesquisa Científica e Tecnológica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Para se ter ideia da conquista alcançada pela instituição, o número corresponde a 32, 41% do total de bolsas que foram concedidas neste programa. O valor do benefício corresponde a R$ 600 e R$ 1,1 mil por mês, com duração média de dois anos.

O objetivo do Governo de Minas com o programa é fomentar a atividade de pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em área do conhecimento de interesse do Estado, além de incentivar a qualificação do servidor público estadual, aumentando o potencial de pesquisa de Minas Gerais. Participam da seleção de bolsas os pesquisadores com títulos de mestres e/ou doutores e com vínculo funcional em administração pública direta ou indireta do Estado de Minas Gerais que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica financiados por agências oficiais.

EVOLUÇÃO

Para o Pró-Reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, “a conquista demonstra não apenas o quanto a Unimontes representa na área de pesquisa no Estado, mas também a evolução dos nossos docentes no desenvolvimento de atividades de pesquisa”. Ele adiantou, também, que vinte outras bolsas concedidas à Universidade referentes ao Edital 06/2011 foram prorrogadas por mais um ano.

Foram contemplados os professores dos seguintes departamentos: Ciências Agrárias (15): Andréa Márcia Santos de Souza David, Cláudio Luiz Corrêa Arouca, Dorismar David Alves, Eleuza Clarete Junqueira Sales, Felipe Shindy Aiura, João Paulo Sampaio Rigueira, José Reinaldo Mendes Ruas, Luciana Albuquerque Caldeira Rocha, Márcia Regina Costa, Maria Dulcinéia da Costa, Marlon Cristian Toledo Pereira, Rodinei Facco Pegoraro, Sidnei Tavares dos Reis, Sílvia Nietsche e Victor Martins Maia.

E mais: Biologia (4): Maria das Dores Magalhães Veloso, Maria Olívia Mercadante Simões, Sônia Ribeiro Arrudas e Yule Roberta Ferreira Nunes; Odontologia (1): Alfredo Maurício Batista de Paula; Saúde da Mulher e da Criança (2): Antônio Prates Caldeira e Sílvio Fernando Guimarães de Carvalho; Métodos e Técnicas (1): Fábia Magali Santos Vieira; Ciências Contábeis (1): Geraldo Alemandro Leite Filho; História (3): Helen Ulhôa Pimentel, Janeth Xavier de Araújo e Renato da Silva Dias; Geociências (1): Iara Soares de França; Comunicação e Letras (1): Ilca Vieira de Oliveira; Ciências Econômicas (4): Luciana Maria da Costa Cordeiro, Luciene Rodrigues, Maria Elizete Gonçalves e Tânia Marta Maia Fialho; Ciência da Computação (1): Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D´Ângelo; Fisiopatologia (1): Mariléia Chaves Andrade; e Ciências Sociais (1); Rômulo Soares Barbosa.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia