Os alunos dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Montes Claros poderão participar da 2ª edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação, iniciativa do Governo de Minasque tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de tecnologias, patentes, empresas e serviços de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são as responsáveis diretas pelas ações do programa, no âmbito do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI). O Instituto Inovação responde pela execução.

O cronograma de atividades foi apresentado ao reitor João dos Reis Canela, pró-reitores e coordenadores dos cursos de pós-graduação Stricto sensu na última terça-feira (12/03), durante visita ao campus-sede do superintendente de Inovação da Sectes, José Luciano Assis Pereira, e equipe. Já os mestrandos e doutorandos acompanharam a palestra “Inovação Tecnológica e Oportunidades Associadas”, com a psicóloga Renata Horta, do Instituto Inovação.

Planos de inovação

A Unimontes é uma das nove universidades e fundações de ciência e tecnologia do Estado convidadas para o Programa, que consiste numa disputa de planos de inovação. Cada instituição poderá participar do programa com até 25 alunos de mestrados e doutorados, que terão como desafio desenvolver produtos, patentes ou serviços. As inscrições têm início em abril e o critério de seleção será a ordem de registro dos requerimentos.

No primeiro encontro com os alunos selecionados, a Sectes formará grupos fechados de cinco alunos por instituição para a disputa propriamente dita. Cada grupo ficará responsável pela elaboração de projetos, que serão apresentados durante o Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate), seminário que reunirá todas as universidades durante dois dias.

Um júri popular fará a primeira avaliação que definirá as cinco equipes finalistas. Esses, por sua vez, serão avaliados exclusivamente por um júri técnico formado por pesquisadores de universidades e empresas. Os vencedores receberão como prêmio de “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador” uma viagem para um centro de excelência tecnológica do exterior.

Propostas – O SIMI evidencia as propostas e estudos em andamento pelas universidades quanto às invenções, proteção, modelos de inovação, processos de evolução, transferências tecnológicas, artigos, patentes, produtos e ainda buscam a afirmação no mercado.

A Sectes apresentou números que evidenciam a importância da tecnologia no cenário econômico brasileiro, como a presença de 30% dos pesquisadores brasileiros com atuação direta em empresas – reflexo do crescimento significativo na formação de novos mestres e doutores. “Os pesquisadores são os responsáveis diretos em levar a ciência ao mercado”, disse José Luciano Pereira.

Além da Unimontes, participam do programa as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Lavras (Ufla), Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU), Itajubá (Unifei) e Ouro Preto (UFOP); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).