O mestrado profissional em Filosofia (PRO-FILO), programa de pós-graduação em rede do qual a Unimontes faz parte com mais 15 universidades brasileiras, promoverá uma série de encontros como parte do projeto “Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento”.
Conforme a agenda, serão sete eventos, entre abril e junho, o primeiro deles na próxima quarta-feira (10/4), sobre o tema: “A Pesquisa Acadêmica e a Prática de Ensino”. Os trabalhos serão coordenados pelo professor doutor Alex Fabiano Jardim, na sala 74, prédio 2, no campus-sede, de 14 às 17 horas.
A sequência da programação prevê para o dia 16/4, às 17h30, o debate “Educação e Cultura em Bergson e Nietzsche”, com o professor mestre Warley Kelber, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ainda em abril, nos dias 23 e 24, o tema a ser analisado terá à frente a professora doutoranda Érika Soares (UFMG): “Achadouros de infância: o poetizar do devir-criança no currículo da educação infantil”, às 17h30.
MAIS ENCONTROS
Os eventos em maio serão os seguintes: 7 e 8/5 – “Currículo, Música, Foucault: uma Composição que Afeta e Mobiliza Corpos”, com a professora mestre Camila Amorim (UFMG); e 21/5 – “Psicanálise e o Mal Estar na Educação”, com a professora doutora Rosângela Silveira, do Departamento de Saúde Mental e Coletiva, da Unimontes.
A agenda em junho terá um encontro no dia 4/6, sobre “Trincheiras Teatrais e o problema da educação contemporânea”, com o professor doutor. Paulo Henrique, do Departamento de Artes da Unimontes; e nos dias 11 e 12/6, “Hannah Arendt e a Educação como Problema Político”, tema a ser discorrido pelo doutorando José dos Santos (Unimontes).
Coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Paraná, o mestrado oferece a área de concentração em “Ensino de Filosofia”, com vagas dirigidas para professores da educação básica que estejam em exercício de sala de aula – preferencialmente em escolas públicas. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8237.