Edital do processo seletivo voltado para professores da educação básica será publicado em 2025

A Universidade Estadual de Montes Claros conseguiu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para realização do Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da Educação, em rede, em colaboração com mais nove universidades estaduais. A aprovação é uma grande conquista da Unimontes, que se destacou dentre as maiores instituições de ensino do país.

O programa de pós-graduação será voltado para formação de professores da educação básica, uma forma de mediar a inserção de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. A Coordenadora do Educar: Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação e do Laboratório de Educação Digital – LED , professora Dra. Fábia Magali Santos Vieira, destaca a relevância de se investir na melhoria da qualificação profissional dos educadores, essencial para preparar a nova geração de estudantes diante dos desafios e oportunidades trazidos pelos avanços tecnológicos.

“O impacto disso é que estamos falando na educação 4.0, a educação que integra as tecnologias digitais na prática pedagógica. No campo social, as tecnologias já estão dominando, mas há uma defasagem no setor educacional. Isso vai permitir a integração das tecnologias digitais emergentes, como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, na prática pedagógica, permitindo o avanço do processo de ensino e aprendizagem”, informa a Coordenadora.

O pró-reitor de pós graduação da Unimontes, Marlon Cristian Toledo e a Coordenadora do Educar e LED, Fábia Magali, participaram ativamente do processo de desenvolvimento e proposição do programa de pós-graduação em Tecnologias Digitais da Educação, mas salientam que a aprovação na Unimontes só foi possível, com o envolvimento de vários atores. “Esse é o resultado do trabalho de um grupo de professores que atuam nos programas Educar e no LED, que teve o apoio da Reitoria e da pró-reitoria da pós graduação, um trabalho que começou em 2000, com o projeto Unimontes Virtual aqui na universidade e que agora está sendo consolidado com o mestrado”, destaca.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal