“Demarcando caminhos possíveis para o ensino da Língua Portuguesa”. Este é o tema do III Seminário de Pesquisa em Letras, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza nos dias 16 e 17 de março, no campus-sede. Haverá sessões de comunicação (apresentação de trabalhos), minicurso, palestra, lançamento de livro e sessão de autógrafo. A organização é do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/Unimontes) e do Departamento de Comunicação e Letras.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas mestrado: sala 71 – prédio 2 (CCH), com atendimento em dias úteis, em dois horários 7h30 ao meio-dia e de 12h30 às 17h30. O site oficial tem outras informações sobre a programação, inscrição de trabalhos (comunicação/pôster e ouvintes) e dos participantes: https://mestradoproflin.wixsite.com/seminarioprofletras. Há cobrança de taxa.

Segundo os organizadores, o III Seminário propõe um amplo espaço de debate e reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. As pesquisas que serão divulgadas nos dois dias de atividades fazem parte de produções de alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade.

Acesse

“Nesta terceira edição do Seminário, a ideia é ampliar as contribuições sobre a relevância social da pesquisa acadêmica e profissional e os desafios teórico-metodológicos aplicados à formação e ao trabalho docente”, acrescentam os coordenadores.

Dentre os convidados estão o professor doutor Marcos Bagno, da Universidade de Brasília (UnB), que ministrará o curso de “Formação Docente e Educação Linguística” e a conferência “Língua na escola: o que ensinar?”; e do professor doutor Eduardo do Amaral (UFMG).

O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação e Centro de Ciências Humanas (CCH).