Publicado edital para o Mestrado Profissional em Filosofia, que será oferecido em rede com a participação de 16 instituições de ensino superior em todo o País, entre as quais a Universidade Estadual de Montes Claros. O “PROF-FILO” foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC).

A oferta total é de 184 vagas, sendo 10 para o núcleo da Unimontes – somente para professores de Filosofia que estejam em exercício de aula (preferencialmente em escolas da rede pública). O lançamento oficial do Mestrado Profissional de Filosofia em rede será realizado dentro das atividades do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), que acontecerá em Aracaju/SE, entre os dias 17 e 21 de outubro.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e prosseguem até 31 de outubro. Podem ser feitas pela internet, mediante o preenchimento do formulário disponível no site do PROF-FILO (ver edital).  O processo de seleção é composto por duas etapas eliminatórias: prova teórica e avaliação de projeto de pesquisa – além da arguição do projeto de pesquisa. A duração do curso é de 24 a 30 meses – a critério do núcleo local.

SOBRE  O MESTRADO

“É o primeiro Mestrado Profissional em Filosofia no País, que atenderá a uma grande demanda de professores que atuam no ensino básico como responsáveis pela disciplina Filosofia”, explica o coordenador do PROF-FILO no âmbito da Unimontes, professor Ildenilson Meireles, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Ele explica que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a coordenadora geral e será a sede da rede. “A aprovação do mestrado representa um ganho importantíssimo para a Unimontes, pois se trata de um curso de pós-graduação Stricto sensu com participação de 16 universidades brasileiras que se articularão em torno de um mesmo projeto de formação de professores de Filosofia”, acrescenta Ildenilson.

EFEITOS

Ainda de acordo com o coordenador, a iniciativa singular representa a possibilidade de fortalecimento do curso de graduação da Unimontes, “já que abre um horizonte para a melhor de qualificação no nível Stricto sensu para os estudantes que não têm condições de sair de Montes Claros para estudar em outras Universidades”. O núcleo da Unimontes é formado pelos professores Alex Fabiano Correia Jardim, Antonio Alvimar Souza, Ildenilson Meireles, José Benedito Almeida Júnior, Márcio Antônio Silva e Péricles Pereira de Sousa.

Confira

Não apenas pela cooperação e atuação mútua, mas o mestrado trará outras contribuições significativas a partir da qualificação permanente dos professores do ensino médio, em virtude do vínculo que se estabelecerá, a partir do mestrado, com a prática do ensino de Filosofia nas escolas. “Acreditamos que aumentará significativamente as expectativas dos estudantes em relação ao ensino de Filosofia e dos professores em relação à melhoria, não menos significativa, na sua prática docente”, comemora.

Desde o início dos trabalhos, os coordenadores têm participado de várias reuniões técnicas para definir os detalhes do programa. A expectativa dos docentes é das melhores. Com a publicação e divulgação do edital, além da prova escrita, uma das exigências do processo seletivo será a apresentação de Projeto de Pesquisa que deverá propor a articulação entre fundamentação teórica a partir dos textos filosóficos com elementos da prática do ensino de filosofia no cotidiano escolar.

Mestrado Profissional em Rede de Filosofia

Inscrições: Até 31 de outubro