O Conselho Gestor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) lançou o edital do processo seletivo para o Exame Nacional de Acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional, edição 2026. No total, são 620 vagas oferecidas em todo o país pelas instituições de ensino superior associadas, sendo 517 destinadas à ampla concorrência e 103 às ações afirmativas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foram reservadas 25 vagas, das quais 20 para ampla concorrência e 5 para ações afirmativas.

O período de inscrições será de 11 a 29 de setembro, exclusivamente pelo site (posgraduacao.unimontes.br/profei) ou acesse direto https://seletivo.profei.com.br/. O valor da taxa é de R$ 130,00 e o edital completo está disponível em https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/09/edital_processo_seletivo_profei_2026_v3.pdf. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma das três linhas de pesquisa oferecidas: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; ou Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

Os documentos obrigatórios para a inscrição incluem identificação com foto, CPF, foto 3×4 recente e colorida, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista (para homens), diploma e histórico de graduação, tabela de pontuação conforme edital, projeto de pesquisa, termo de posse ou contrato de trabalho, contra-cheque ou holerite de agosto de 2025, declaração do diretor da escola ou serviço especializado da rede pública de educação básica comprovando atuação como professor regente, laudo médico para candidatos com deficiência e demais declarações ou autodeclarações referentes às cotas.

Podem se inscrever candidatos que possuam diploma de graduação reconhecido pelo MEC, sejam professores regentes na rede pública de educação básica com carga horária mínima de 20 horas semanais e que atuem em sala regular ou no atendimento educacional especializado, seja em sala de recursos multifuncional ou de itinerância.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional é um programa stricto sensu reconhecido pela Capes/MEC e voltado à formação continuada de professores em exercício na educação básica das redes municipal, estadual e federal. A duração máxima do curso é de 24 meses, com carga total de 96 créditos, sendo 24 em disciplinas, 16 em atividades complementares e 56 destinados à dissertação.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos