Desmistificar os preconceitos de que a Universidade é um fim em si mesmo. É o que pretende a cooperação firmada e chancelada na manhã desta sexta-feira (13/3), entre a Unimontes, por meio da coordenação do programa de estrado em História e a empresa Plano 12 Comunicação e Marketing, responsável pela edição da revista norte-mineira Tuia. A publicação bimestral traz matérias, reportagens, entrevistas e fatos curiosos somente sobre Montes Claros e região, mas com o viés cultural e histórico.

O termo firmado entre a Tuia e a Unimontes contemplará a produção de textos e fotos por parte dos professores e mestrandos que detalhem a história da principal cidade do Norte de Minas, com pesquisas, artigos científicos e outras atividades acadêmicas. Todo o material será publicado em 10 páginas em cada exemplar – durante seis edições.

Posteriormente à publicação, todo o trabalho será garimpado e dará forma a um livro que será confeccionado pela editora Unimontes, com apoio da coordenação do mestrado da Universidade.

Assinatura do termo

Na reunião em que foi assinado o termo estiveram presentes o reitor em exercício professor Antonio Alvimar de Souza, os professores do mestrado em História, professores Laurindo Mékie Pereira e Ilva Ruas Abreu (coordenadora), além dos editores da revista Luís Carlos Gusmão e Rogério Borges, que apresentaram a proposta à instituição.

“A Universidade tem o papel de devolver aquilo que recebe. Temos que ser esta voz mais direta com a sociedade, quebrando o muro que vez ou outra tentam construir entre a instituição e as pessoas. Todos têm que ter acesso ao conhecimento”, convida a professora Ilva Ruas.

O reitor em exercício Antonio Alvimar reforçou o papel da Universidade em fomentar o acesso ao conhecimento a partir do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviço afirmando que “a Universidade não pode ser uma ilha separada de Montes Claros ou de outras regiões do Estado. Contudo, o conhecimento produzido aqui deve chegar ao público em várias frentes”.

Não é nosso interesse que Tuia fique restrita às bancas de jornais e revistas, mas que esteja ao alcance de todos”, completa o editor Rogério Borges. O primeiro texto que celebrará a parceria terá a professora Ilva Ruas como autora. Ela adiantou que relatará nuances e curiosidades da história de Montes Claros. Vale a pena aguardar a publicação. O lançamento da próxima edição da Tuia deve acontecer ao final de março.