O premiado multiprofissional Fernando Bonassi (Foto: Piu Dip)

Referência internacional na adaptação de obras literárias aos roteiros cinematográficos, o escritor, dramaturgo, roteirista e cineasta Fernando Bonassi é mais uma vez convidado da Universidade Estadual de Montes Claros em mais um evento acadêmico. Ele participa da conferência “As Diversas Escritas do Escritor Contemporâneo”, que acontecerá na próxima quarta-feira (18/8), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL/EL/Unimontes).

Como segue o período de distanciamento social, as atividades serão transmitidas de forma virtual, pelo canal do PPGL/Unimontes no YouTube, a partir das 14 horas. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever para a entrega de certificado de duas horas. O link é este: www.even3.com.br/conferenciafernandobonassi.

Conforme a organização, serão analisados pontos relacionados à literatura, cinema, televisão e teatro, as diversas linguagens e suas escritas particulares. “O que muda, no escritor, diante dos desafios de cada uma dessas formas de expressão”, provocam os coordenadores do PPGL. São parceiros na realização da Conferência a Capes, Fapemig, CNPq e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

O histórico de participações de Bonassi em eventos da Unimontes começa em 2013, quando foi um dos conferencistas no VII Seminário Internacional de Literatura. Na interação com a comunidade acadêmica, pode abordar detalhes sobre as experiências como colunista na mídia impressa e nas publicações de textos e livros na França, Alemanha e nos Estados Unidos.

Fernando se projetou, também, nas adaptações de livros para o cinema como “Carandiru”, “Cazuza” e Castelo Rá-Tim-Bum”. O escritor é assumidamente admirador das obras dos montes-clarenses Darcy Ribeiro e Cyro dos Anjos, imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), cadeiras 11 e 24, respectivamente.

Outra experiência do roteirista com ligação à Unimontes está em sua participação para que o conto “O Encontro”, de Luis Fernando Veríssimo, fosse adaptado ao curta-metragem organizado pela professora Andrea Martins, do Departamento de Comunicação e Letras. Ele foi o responsável pela avaliação do roteiro e assumiu a mediação com Veríssimo, para que o escritor gaúcho autorizasse a adaptação para o cinema.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”