O mestrado em Cuidado Primário da Saúde, da Universidade Estadual de Montes Claros, registrou recorde de candidatos no atual processo para a formação de nova turma. São 88 participantes na seleção para as atividades que iniciam em 2018, com a oferta de 12 vagas. O índice é 137,8% acima da marca anterior. O maior registro até então era de 37 candidatos num mesmo processo, na seletiva realizada no ano passado.

A primeira etapa da seleção foi realizada no último dia 3, com a aplicação da prova de múltipla escolha em proficiência em língua inglesa, com 30 questões. As outras etapas são análise do projeto de pesquisa (30 pontos) e a análise do currículo lattes (40 pontos).

O resultado parcial será divulgado no próximo dia 12 e, caso haja recursos, serão apreciados até o dia 21. O resultado final será divulgado no dia 22/2. O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: “Área de Saúde Coletiva (dividida em “Educação em Saúde e Avaliação de Programas e Serviços” e “Epidemiologia e Vigilância em Saúde”) e “Área de Aspectos Clínicos dos Cuidados em Saúde” (com concentração em “Clínica, Diagnóstico e Terapêutica das Doenças”).

PROPOSTA DE DOUTORADO

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgada em setembro último, o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) manteve o conceito 4. Diante do reconhecimento da qualidade do programa, a coordenação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação trabalham com a possibilidade de encaminhamento de pleito à Capes para dar início ao processo de implantação do doutorado.

Sobre o aumento do interesse de profissionais e pesquisadores na oferta do curso, o coordenador do mestrado, professor Antônio Prates Caldeira, entende que a demanda reflete o reconhecimento à qualidade consolidada do PPGCPS. Em 11 anos, segundo o coordenador, já foram titulados 47 mestres em Cuidado Primário em Saúde.

Uma peculiaridade do mestrado está na oferta da melhor qualificação profissional não só para Montes Claros, mas também de outras cidades, a partir de parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

“Acredito que o mestrado tenha uma grande relevância social, tanto pela ênfase em formar profissionais particularmente voltados à Atenção Primária em Saúde, como pelos produtos finais que o curso projeta ao auxílio de gestores e de profissionais de diversas áreas para o alcance de melhores resultados”, analisa o coordenador.