As mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e os impactos ambientais estarão em discussão no II Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade (SIES), que será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento acontecerá entre 15 e 18 de agosto, com inscrições abertas para os professores, profissionais e acadêmicos das áreas afins.

A organização é do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (PPGBURN), novo nome do então Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), da Unimontes. A temática em discussão é “Ferramentas para o Estudo da Biodiversidade”.

Conforme explicam os organizadores, serão debatidas, especialmente, as novas ferramentas e técnicas empregadas na Ecologia, que visam a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. O simpósio é voltado para as pessoas vinculadas aos cursos de graduação e de pós-graduação de Ciências Biológicas e áreas afins como Geografia, Engenharia, Biotecnologia, dentre outras.

Confira

O evento contará com a participação do professor Alexandre Martensen, da Universidade de Toronto (Canadá). Ele vai abordar o tema “Conectividade Espaço – Temporal e Paisagens Dinâmicas – efeitos da Intensificação do Uso do Solo na Conservação da Biodiversidade”. As palestras serão proferidas também por professores renomados de diferentes instituições brasileiras, como as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Goiás (UFG) e de Ouro Preto (Ufop), além da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e da Fiocruz.

MINICURSOS

Além das palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, a programação do II Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade terá uma parte dedicada especialmente aos minicursos, com vagas limitadas. Dentre os temas abordados destacam-se “Como fazer Cerveja em Casa”, “Taxidermia”, “Medindo Traços Funcionais de Plantas: o que está além da Aparência?” e “Até onde vale a Pena Brigar? Comportamento Agressivo e Estratégias de Luta em Animais”.

II Simpósio de Ecologia e Sustentabilidade
Inscrições abertas: minicursos e de trabalhos para submissão
Site: http://ii-sies-ppg-burn.webnode.com/inscricoes/
Quando: 15 a 18 de agosto de 2017