A interação com pesquisadores brasileiros está entre os destaques do I Simpósio de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá a partir de terça-feira (12), no campus-sede. A promoção é do mestrado institucional em Ciências Biológicas e sugere, também, a aproximação entre a graduação, mestrandos e pesquisadores para avaliar o atual estágio e os novos rumos da investigação científica no âmbito da Unimontes.

Os trabalhos serão realizados até o dia 15 de abril (sexta-feira). “O evento visa principalmente discutir a pesquisa nas áreas biológicas em todo o contexto da Unimontes”, analisa o coordenador do referido mestrado, Ronaldo Reis Júnior, organizador do evento e responsável pela conferência de abertura no dia 12, às 19h30, no auditório do prédio 2.

Na quarta-feira (13), a partir das 8h10, apresentação de trabalhos científicos de mestrandos e graduandos, seguida da palestra “A herbivore thah manipulates plant defence”, com o pesquisador holandês Arne Jansen, da Universidade de Amsterdã. No início da tarde, às 14 horas, a mesa redonda “Processos ecológicos” contará com os professores José Fernandes Neto, Leandro Souto e Júlio Louzada, das universidades federais de Minas Gerais, Sergipe e Lavras, respectivamente. O professor da Unimontes Anderson Medeiros dos Santos será o mediador.

No encerramento das atividades do segundo dia, às 18 horas, será proferida a palestra “O Paradigma Panglossiano e a Evolução Morfológica em Corais Escleractíneos: revisitando os tímpanos de San Marco”, com o professor Marcos S. Barbeitos (USP).

Para a quinta-feira (14), a programação prevê apresentação de trabalhos científicos (8 horas); palestra “A vida no submundo: a biodiversidade interessa?”, pelo professor José Henrique Schoereder, da Universidade Federal de Viçosa/UFV (10h30); mesa redonda “Biologia de Vertebrados”, com os professores Paulo Garcia (UFMG), Waldney Martins (Unimontes) e Rodrigo Oliveira Pessoa (Universidade Federal da Bahia) – mediador professor Lemuel Olívio Leite (14 horas); palestra “Uso de feromônio sexual para o monitorar Lucoptera coffeela (Leptdopetera: Lyonetiidae): o bicho mineiro do café”, com o professor Eraldo Rodrigues de Lima/UFV (16h30).

No último dia do simpósio, serão desenvolvidas as seguintes ações: 8 horas – apresentação de trabalhos; 10 horas – mesa redonda “Interações Microbianas – Perspectivas em aplicações biotecnológicas, com a participação dos professores Paulo Henrique Rodrigues (USP), Wendel Meira (UFMG), Otto Domenici Mozzer (Diretor Científico da Vallée/SA) e o professor Henrique Maia Valério, da Unimontes (mediador).

Às 14 horas, a mesa redonda “Genética e conservação”, com os professores Mariana Pires de Campos Telles (Universidade Federal de Goiás), Dulcinéia de Carvalho (Ufla) e Evonnildo Costa Gonçalves (Universidade Federal do Pará), com mediação do professor Dario Alves de Oliveira (Unimontes). A palestra “A Genômica no terceiro mundo”, a ser proferida pelo professor Valdo Ariston de Carvalho Azevedo (UFMG), encerrará as atividades.