“Fé, Devoção e Antropologia”. Este é o tema da mesa redonda que acontecerá dia 7 de dezembro às 19h20, no Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros. O debate contará com a participação de três especialistas, sendo dois convidados da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), além do professor doutor Heiberle Hirsgberg Horácio, da Unimontes. A entrada é franca. O Museu foi instalado no antigo Casarão da Fafil, na Rua Coronel Celestino, no centro histórico da cidade.

Um dos convidados é o professor José Cláudio Alves de Oliveira, da UFBA, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea e pós-doutor em Comunicação e Tecnologias. É o coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos, da UFBA e docente permanente do programa de Pós-Graduação em Museologia, também na Federal da Bahia. Ele presidirá a mesa redonda sobre o tema central

Na sequência, serão feitas explanações pelo professor doutor Fabiano Lopes de Paula, analista do Iepha-MG e pós-doutorando em Museologia/UFBA; e pelo professor Heiberle Hirsgberg Horácio, doutor em Ciências da Religião pela UFJF.

Eles abordarão sobre o “ex-voto”, que consiste no testemunho do pagamento de uma promessa ou de graça alcançada por intercessão divina, representada nos objetos, sejam eles artísticos, pela cena do milagre, esculturas, bilhetes, cartas, cabelos ou mesmo as próteses que foram libertas pelo suplicante.

Durante as romarias, vários ex-votos são depositados nas igrejas. Em razão da quantidade recebida, era de costume dos párocos descartarem parte dos objetos. Segundo relatos – inclusive na Idade Média -, esses objetos carregavam certa malignidade. Com estes descartes, alguns pesquisadores e estudiosos começaram a apreciar essa manifestação, imprio um caráter de arte popular, e contribuindo para a preservação da cultura presente no território brasileiro.

A mesa redonda é uma iniciativa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), juntamente com Centro de Ciências Humanas (CCH), com objetivo de contribuir para a preservação da memória e da cultura popular existentes no Brasil. A proposta é retratar a religiosidade do povo brasileiro e a riqueza da identidade devocional originada do período colonial e representada por meio de grupos culturais diversos.

SERVIÇO
Mesa redonda: “Fé, devoção e Antropologia”
Dia: Quarta-feira (7/12)
Horário: 19h20
Local: Museu Regional do Norte de Minas – antigo Casarão da Fafil
Rua Coronel Celestino, 75 – Centro – Corredor Cultural
Entrada: franca

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia