Convidada, psicanalista Paula Pimenta destacará a importância da família e da escola neste papel

Reforçar a consciência sobre a inclusão dos portadores do Transtorno do Espectro do Autista (TEA), sobretudo, com o envolvimento da família. Este é o foco da mesa redonda virtual “Autismo: entre estigmas e enigmas, como a Psicanálise atua na clínica”, que será realizada no próximo dia 28/4, às 20 horas. A profissional convidada é a psicanalista Paula Pimenta.

A iniciativa é do Programa “Laços- Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social”, ação de extensão do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Abril é dedicado às pessoas com autismo. A mesa redonda tem como objetivo central “assinalar a importância da construção de maneiras dignas, respeitosas e efetivas de inclusão e de consideração da singularidade de cada sujeito autista”.

O evento é aberto aos professores, acadêmicos e servidores da Unimontes, além de profissionais de áreas afins e o público em geral que se interessa pelo tema autismo. A transmissão gratuita será pela plataforma Google Meet: https://meet.google.com/atn-vviu-ujq. Haverá, ainda, transmissão simultânea pelo facebook: https://www.facebook.com/ProgramaLacos.Unimontes/.

Coordenador do Programa Laços/Unimontes, o professor e psicólogo Antônio Carlos Ferreira destaca a importância do evento para a inclusão do autista e desmistificar as informações ainda distorcidas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O espectro do autismo é muito amplo e, por isso, cada paciente deve ser abordado levando em conta suas especificidades. É possível o tratamento desses pacientes por uma equipe multiprofissional e, por isso, são imprescindíveis a inclusão e a inserção social destes pacientes”, observa.

Ele chama atenção para a importância do envolvimento da família no processo de inclusão. “A família bem informada tem um papel muito importante no processo de estabilização emocional do paciente. É interessante que se construa uma rede de apoio às pessoas com transtornos do espectro autista. Quanto mais se sabe sobre um determinado problema mais recursos dispomos para seu enfrentamento”, observa o especialista.

OPORTUNIDADE

O professor da Unimontes destaca que o evento do próximo dia 28 com a participação da psicanalista Paula Pimenta também será uma grande oportunidade para os profissionais da educação se informarem mais sobre o tratamento do autista e contribuir no processo de inclusão na escola. “Trata-se de uma oportunidade para alertar os profissionais que podem auxiliar o tratamento, além de demonstrar para a escola que a inclusão não só é possível como necessária e, ainda, tranquilizar e reduzir o sentimento de culpa da família sobre o problema da pessoa com TEA”, considera ao Antônio Carlos Ferreira.

Também participam da comissão organizadora do evento as profissionais Andréa Guisoli, Christine Athayde, Jeannine Narciso, Rosângela Silveira e Sílvia Soares. A iniciativa conta com o apoio do Serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Montes Claros. Durante o encontro virtual, a psicanalista Paula Pimenta responder às perguntas dos entrevistadores selecionados.

CURRÍCULO

A psicanalista Paula Pimenta é doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa na área do autismo. Ela é a atual coordenadora do Observatório sobre Políticas do Autismo da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL). Integra a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e a Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Atua como professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) e docente da pós-graduação Lato sensu “Abordagem Psicanalítica do Autismo e suas Conexões”, do Instituto de Estudos Continuados (IEC) da PUC-Minas.

SERVIÇO

Mesa redonda: “Autismo: entre estigmas e enigmas. Como a psicanálise atua na clínica”
Dia: 28/4
Horário: 20h
Como assistir: pelo Google Meet
Link de acesso: https://meet.google.com/atn-vviu-ujq
Transmissão simultânea pelo Facebook: https://www.facebook.com/ProgramaLacos.Unimontes/

Relacionadas

Unimontes – Opará Mutum abre inscrições para 60 vagas em oficina online sobre mapeamento de práticas cotidianas
Unimontes promove aula aberta com participação de professora mestra indígena
Acadêmicos da Unimontes participam de treinamento de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos no campus-sede
Unimontes promove oficina sobre higienização e conservação de livros
Seminário discute a Lei da Libras, seus impactos e perspectivas