A igualdade racial sob a ótica da multidisciplinaridade será o tema central da mesa redonda organizada pelo Centro de Atendimento e Apoio à Comunidade (CEAAC),  projeto de extensão do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades acontecem no próximo dia 9, às 19 horas, no auditório do prédio 2 do campus-sede, com a participação de professores, acadêmicos e profissionais das áreas envolvidas, em especial das áreas de Direito, Educação e Serviço Social.

O evento faz parte das comemorações dos 123 anos da abolição da escravatura no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel (13 de maio de 1888). “O objetivo é fazer uma interlocução da questão racial no Brasil nas diversas áreas do conhecimento e, assim, identificar como é o tratamento ao assunto no País”, adiantou a acadêmica Emanuella Marques Gomes, do curso de Serviço Social e integrante da comissão organizadora do evento.

TEMÁTICAS

A mesa-redonda contará com apresentação das palestras “O Estatuto da Igualdade Racial e o debate público sobre o racismo: considerações sobre política e direitos no Brasil”, a ser proferida pela professora Vanessa do Canto (PUC/Rio); e “A implementação da Lei N. 10.639/03 e a efetividade dos direitos culturais”, a ser abordada pela professora Zilmar Santos Cardoso (UFMG).

E ainda: “Questão Social e Relações Sociais no Brasil: interpretações acerca da invisibilidade da temática racial nos cursos de serviço social”, que será ministrada pela professora ngela Ernestina Cardoso de Brito (Unimontes). Todas as palestras serão seguidas de debates sobre os assuntos, com a intervenção das acadêmicas Emanuella Marques Gomes, Raíssa Mendes Nobre, Marcella Dias Oliveira e Cleide Dias Ferreira.

As inscrições poderão ser efetuadas no mesmo dia do evento.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia