No mês ocorreram 3.610 admissões e 2.929 desligamentos, mostra estudo

Em setembro de 2021, o mercado de trabalho de Montes Claros apresentou um saldo positivo de 681 novos postos de trabalho. Ocorreram 3.610 admissões e 2.929 desligamentos.  Foi o melhor saldo do mês de setembro dos últimos nove anos, com exceção de 2020, impactado pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-10). 

É o que mostra a nova edição do Boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O levantamento mensal é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração.

O estudo revela que a taxa de crescimento das contratações na cidade (7,4%) permanece acima do percentual de demissões (6%).O professor Roney Versiani Sindeaux, um dos responsáveis pela pesquisa, ressalta que no trimestre entre julho e setembro de 2021 o índice de crescimento das admissões em Montes Claros foi superior aos percentuais de aumento das contratações no Norte de Minas, em Minas Gerais e no Brasil, que tiveram um saldo negativo em setembro.

“No entanto, evidenciando a complexidade do cenário local, a taxa de crescimento dos desligamentos também foi superior aos dos demais locais comparados, exceto para o Norte de Minas em agosto”, ressalta o professor Sindeaux, que coordena o estudo juntamente com o professor Rogério Martins Furtado de Souza.

Por outro lado, afirma o pesquisador do OTNM/Unimontes, o saldo da elevação percentual das admissões em Montes Claros ao longo dos primeiros nove meses de 2021 ainda ficou abaixo do crescimento do Norte de Minas em Minas Gerais e  no Brasil, mas, já atingiu 4% no ano e quase 5,5% em relação a dezembro de 2019.

“Uma analise mais detalhada da evolução das admissões e desligamentos mês a mês permite identificar que as principais discrepâncias no ritmo de crescimento de Montes Claros em relação ao Norte de Minas, Minas Gerais e Brasil ocorreram no período de janeiro a março, quando o volume de admissões ficou abaixo do percentual daqueles espaços geográficos, enquanto que os desligamentos em janeiro e fevereiro foram percentualmente maiores”, comenta o professor Roney Sindeaux.

Mulheres em vantagem 

Em setembro, foram admitidos 1953 homens (54,1% do total) e 1657 mulheres (45,9% do total) e desligados 1653 homens (56,4%) e 1276 mulheres (43,6%). Um fato verificado no mercado de trabalho em Montes Claros durante o mês foi que as mulheres responderam pela maioria (56%) do saldo das admissões – 381 novas profissionais com carteira assinada e 300 homens (44%) contratados.

Observou-se que o  resultado positivo para as mulheres se concentrou na faixa etária de 18 aos 39 anos, admitidos, principalmente, para trabalharem em microempresas do setor de serviços e no comércio e em grandes empresas industriais. No entanto, houve um volume significativo de contratações na faixa salarial de até 0,5 salário mínimo.

Para os trabalhadores do sexo masculino, o maior volume do saldo de contratações ocorreu principalmente nas microempresas dos setores industrial e de serviços e nas grandes empresas industriais.

Ainda para os homens, a maior modalidade de desligamento é “sem justa causa”. Para as mulheres, as maiores modalidades de desligamento são “sem justa causa” e “a pedido”, sendo quase equivalentes e abrangendo principalmente a faixa salarial de até 1 salário mínimo.

Quanto ao perfil do trabalhador que obteve o melhor resultado no mês na relação entre admissões e desligamentos, os profissionais com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo e remuneração entre 1 e 1,5 salários mínimos, permanecem na preferência das contratações. As maiores perdas permanecem na faixa etária acima dos 30 anos e com baixa escolaridade.

Os setores que mais empregaram foram a indústria (saldo de 336 postos de trabalho), serviços (248) e comércio (149). Apresentaram saldo negativo os setores de construção civil (-35) e agropecuário (-17).

Foto de capa – (Crédito Fábio Marçal/PMMC)

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro