Foram empossados nessa terça-feira (16/04) os novos membros da Diretoria Clínica e da Comissão de Ética do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade aconteceu no auditório “Sabedoria e Humildade” e foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, com a participação do secretário municipal de Saúde, Geraldo Edson de Souza Guerra, pró-reitores e integrantes da gestão superior da universidade, diretores, gerentes e coordenadores do hospital, além de professores, servidores técnico-administrativos e convidados.

Tomou posse como diretor clínico o professor Romildo D´Angelis, reeleito para o cargo, por meio de votação direta, juntamente com o vice-diretor clínico, professor Luciano Solia Nasser. A nova comissão de ética é presidida pelo professor Itagiba de Castro Filho, que tem como membros efetivos Christian Luiz Ferreira Xavier, Dagoberto David Alves, Enius Freire Versiani e Helder Leone Alves Carvalho.

Os suplentes da Comissão de Ética são: Edmilson Afonso Santos, João José Ribeiro, Lucas Veloso Teixeira Bessa, Michelle Ribeiro Borges, Romero Iago Freires Mendes e Silvan Márcio de Oliveira.

Ao cumprimentar os novos integrantes da Diretoria Clínica e da Comissão de Ética, o reitor João dos Reis Canela enalteceu os avanços alcançados pelo HUCF na assistência à população. O reitor assinalou que graças ao empenho da universidade e à participação da direção e de todos os colaboradores do hospital as dificuldades vêm sendo superadas, o que garante a prestação de serviços de boa qualidade aos usuários da unidade. “Enfrentamos muitas questões que nos impõem dificuldades. Mas, a Universidade Estadual de Montes Claros apresenta um saldo altamente positivo e mostra que não para mais”, afirmou João Canela.

COMISSíO DE ÉTICA – Na oportunidade, o professor e médico Itagiba de Castro Filho ressaltou a satisfação em tomar posse na presidência da Comissão de Ética, lembrando do seu compromisso com o Hospital Universitário e com a universidade. “O trabalho da comissão será voltado para melhorar a relação entre os profissionais, pacientes e a sociedade em geral”, afirmou.

O diretor clinico Romildo D`Angelis agradeceu aos demais integrantes do corpo clínico pela escolha para exercer a função por mais dois anos, destacando a missão do HUCF de oferecer assistência de qualidade aos usuários. O vice-presidente da comissão, Luciano Solia Nasser, disse que “vamos mergulhar no propósito de que o Hospital Clemente de Faria cumprirá a sua função magna, que é mudar e melhorar a realidade das regiões onde está inserida”.

O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, destacou as ações que vêm sendo implementadas na instituição para a melhoria da assistência e ampliação dos serviços oferecidos à população.

Ele salientou ainda que os investimentos na melhoria da infraestrutura física e equipamentos do hospital de novembro de 2012 até agora somam R$ 9 milhões.

Ressaltou também a capacitação de pessoal, realizada por intermédio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS em Minas Gerais, o Pro-Hosp, do Governo do Estado.

O trabalho do Hospital da Unimontes também foi enaltecido pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo de Souza Guerra. Na oportunidade, ele discorreu sobre os esforços desenvolvidos para a melhoria do atendimento na área de urgência e emergência em Montes Claros.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia