O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), receberá uma série de obras para a melhoria da infraestrutura física e para a aquisição de novos equipamentos, que vão assegurar maior cobertura na assistência prestada à população. Os projetos serão viabilizados com investimentos da ordem de R$ 8,22 milhões, recursos oriundos do Governo do Estado e partir de doações do empresário Aloysio de Andrade Faria (Grupo Alfastar).

Para a aquisição de equipamentos, por exemplo, o Hospital da Unimontes receberá R$ 3,3 milhões a serem liberados pela Secretaria de Estado de Saúde. Ainda do Governo Estadual, a unidade terá o aporte de R$ 1,9 milhão do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (Pró-Hosp), destinados à compra de equipamentos e capacitação de pessoal.

Haverá, ainda, mais R$ 202 mil para compra de ambulâncias, outros veículos e equipamentos de informática. Do Grupo Alfastar, serão recebidos R$ 2,82 milhões para melhoria do atendimento oferecido pelo Hospital e pelo Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), vinculado ao HUCF.

SETORES CONTEMPLADOS

Com os recursos do Governo do Estado destinados a equipamentos serão atendidos os diversos setores, destacando: Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, bloco cirúrgico, clínicas, maternidade (obstetrícia), pediatria, pneumologia e farmácia. Também serão contempladas a agência transfusional, o laboratório de análises clínicas e o serviço de apoio em diagnósticos. Serão adquiridos equipamentos ainda para enfermagem e áreas administrativas.

As verbas do Pró-Hosp vão permitir a compra de equipamentos voltados para a melhoria e humanização da assistência, destacando uma máquina de hemodiálise, materiais médico-hospitalares e equipamentos de segurança (câmeras de vídeo). Também serão promovidos cursos de capacitação de pessoal. Através de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde, no valor de R$ 202 mil, serão adquiridas duas ambulâncias, três veículos de serviços e equipamentos de informática, que vão atender os diversos setores do HUCF.

Com a doação de R$ 2,82 milhões do Grupo Alfastar serão instalados no Bloco B: UTI de adultos com 10 leitos, 24 leitos de leitos de enfermaria e elevador próprio para macas de acesso ao terceiro andar. Também será construída uma rampa para interligar o bloco cirúrgico com as enfermarias do terceiro andar. Além disso, com investimento de R$ 423 mil, será instalado mais um elevador porta maca no prédio do Caetan. Além disso, está prevista a conclusão do Bloco E, que vai abrigar as diretorias, assessorias, gerências administrativas e almoxarifado do hospital.

MODERNIZAÇÃO

“O foco dos investimentos é o reforço da qualidade na assistência oferecida aos pacientes, com a modernização dos equipamentos e melhoria da estrutura física do Pronto-Socorro, das clínicas médicas, laboratórios e demais setores do hospital”, afirma o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima. Ele lembra que, hoje, o HUCF, que conta com 171 leitos, realiza em torno de 40 mil procedimentos médico-hospitalares por mês. A unidade presta atendimento gratuito aos moradores de todo o Norte de Minas, bancado exclusivamente pelo SUS.

O superintendente do HUCF ressalta que os investimentos vão viabilizar uma melhoria geral em toda estrutura do hospital para garantir maior conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para os médicos, enfermeiros e demais servidores. “Serão adquiridos novos equipamentos que vão permitir o reforço do atendimento de urgência e emergência, oferecendo maior suporte ao nosso pronto-socorro”, informa.

Entre os novos equipamentos que serão adquiridos estão os aparelhos de videoendoscopia, anestesia e eletrocardiograma, além de ultrassom portátil e mesa para instrumental cirúrgico. “Também haverá investimentos na área de internação, com a previsão da substituição de todas as camas do hospital”, acrescenta José Otávio Braga Lima.  Ainda segundo ele, as melhorias deverão ser concluídas até o início de 2013.