O Hospital Universitário Clemente de Faria(HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), implanta dois novos protocolos de conduta assistencial para a garantia da qualidade dos serviços prestados à população. Serão instalados o “Protocolo de Escorpionismo” e o “Protocolo de Pneumonias Adquiridas na Comunidade em Pediatria e suas Complicações”. A implantação ocorrerá em solenidades marcadas para as próximas segunda-feira (28/11) e quarta-feira (30/11), no auditório Sabedoria e Humildade, do HUCF.

Recentemente, foram implantados outros sete protocolos no Hospital da Unimontes: “Identificar Corretamente o Paciente”; “Higienizar as Mãos para Evitar Infecções”; “Cirurgia Segura”; “Dor, Sedação e Delirium”; “Parada Cardiorrespiratória – PCR” e “Asma e Prevenção à Infecção – Sepse”.

“O Hospital Universitário entende que a prática clínica norteada por meio da implantação de protocolos é imprescindível para a equipe assistencial, pois reforça o compromisso do profissional em oferecer serviços de saúde com qualidade, segurança e responsabilidade”, ressalta Denise Carneiro, gerente do Escritório da Qualidade do HUCF.

Nesta segunda-feira, às 7 horas, será feita a apresentação do Protocolo de Escorpionismo. Na oportunidade, a clínica geral Maressa de Morais Martins apresentará os estudos relacionados ao tema, cujo objetivo é reconhecer sinais de gravidade e tratamento específico associados à picada de escorpião.

Ela ressalta que a implantação o protocolo padroniza e minimiza a variabilidade das condutas nos casos do chamado acidente escorpiônico, uma vez que muitos profissionais têm dúvidas quanto à condução dos casos. A médica alerta que um dos objetivos mais importantes do protocolo é “identificar e instituir o tratamento adequado conforme a gravidade do caso”. Será realizado um treinamento sobre o novo protocolo aberto a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

REFERÊNCIA

O HUCF é referência no atendimento às vítimas de picadas de escorpião em todo Norte de Minas. Dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas (Same), do próprio Hospital, apontam que, de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2015 foram 52 atendimentos no serviço-referência da unidade. No mesmo período de 2016, este número aumentou para 63 – ou 21,15%.

PROTOCOLO DE PNEUMONIAS ADQUIRIDAS

Na quarta-feira, também às sete horas, será realizada a solenidade de instalação do “Protocolo de Pneumonias Adquiridas na Comunidade em Pediatria e suas Complicações”. O evento será voltado para médicos, professores, residentes, acadêmicos de medicina, servidores e comunidade acadêmica em geral .

Os procedimentos serão apresentados pelo residente em Pediatria, médico Alécio Messias. Ele tem como orientadora a professora Adriana Amaral (pneumologista pediátrica), preceptora do Programa de Residência em Pediatria; e moderador o professor e pediatra Iuri Sânzio, preceptor do Programa de Residência em Pediatria. Foram colaboradores do estudo as professoras Janer Soares (Infectologista Pediátrica), preceptora do Programa de Residência em Pediatria; e Cláudia Biscotto (Infectologista), coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HUCF.

“Os protocolos assistenciais são elaborados pelo residente sob a orientação do preceptor. A apresentação do protocolo constitui em um dos critérios de avaliação do residente. Este trabalho oferece várias vantagens para a instituição porque norteia as condutas da equipe assistencial e oferece suporte para a equipe assistencial tomar decisões mais rapidamente, sem perda de tempo e com maior segurança, sendo uma ferramenta útil nas situações em que o desempenho do profissional pode ser questionado e para sua defesa profissional”, descreve o médico Iuri Sânzio Souto.

Ele afirma que o principal impacto do novo protocolo é a orientação das equipes assistenciais, sobretudo os pediatras, para seguirem de maneira uniforme a indicação do tratamento antimicrobiano mais adequado, em menor tempo e de melhor relação custo-benefício para os pacientes. Ele ressalta ainda que o protocolo pode contribuir para diminuir o tempo de tratamento e reduzir custos.