A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, oferecerá uma capacitação dos profissionais participantes dos programas de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e da Santa Casa de Montes Claros, a partir de um convênio firmado entre as duas instituições.

A parceria entre as duas instituições foi reforçada durante visita do superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva, ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na última terça-feira (9/5).

Na oportunidade, foi apresentada a proposta do curso de capacitação dos residentes, que também foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx). A pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, que participou do encontro, destaca a relevância do curso de capacitação também como ação extensionista da Universidade. “A nossa extensão, já associada às atividades da graduação, agora também passa a atuar na pós-graduação”, enfatiza.

Conforme o professor Divino Urias Mendonça, coordenador do Programa de Residência Médica do HUCF, as atividades da capacitação serão iniciadas até o final de maio, com a participação de 55 residentes, sendo 27 do Hospital Universitário e 28 da Santa Casa.

O conteúdo programático da capacitação dos acadêmicos dos cursos de Residência Médica terá quatro eixos: “Ética e Bioética Clínica”, “Estatística Aplicada à Saúde”, “Metodologia Científica” e “Epidemiologia”.

MELHORIA DO ATENDIMENTO

De acordo com a proposta aprovada pelo CEPEx/Unimontes, serão seis meses de aulas teóricas. “A ideia é que, após este primeiro semestre, os alunos continuem a receber a tutoria de dois professores. Ao final da Residência, eles deverão apresentar um projeto de pesquisa relacionado aos eixos do conteúdo do curso”, explica o coordenador.

O corpo docente será formado por docentes que atuam no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde da Unimontes. O professor Divino Urias Mendonça salienta que a ideia é aproximar o curso de pós-graduação em Ciências da Saúde para a parte prática, proporcionando a melhoria do atendimento à população.

“Com esta aproximação, a partir dos estudos e projetos de pesquisa realizados pelos residentes, poderemos criar padrões nos tratamentos de determinadas doenças e casos clínicos. Isso, com certeza, vai resultar na melhoria do atendimento”, afirma o professor Divino Urias Mendonça.

ÁREAS DAS ESPECIALIDADES – A capacitação será ministrada para os estudantes dos cursos de Residência Médica do Hospital Universitário nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Anestesia, Ortopedia, Geriatria, Otorrinolaringologia e Psiquiatria. Na Santa Casa, serão capacitados os residentes das áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirugia e Ortopedia.

Inicialmente, a capacitação não será oferecida aos alunos da Residência em Medicina de Família e Comunidade do HUCF. “Mas, em segundo momento, haverá uma capacitação específica voltada para os residentes desta área”, explica o professor.