Enfermagem também é destaque: o quarto melhor no estado

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi classificado como a melhor graduação da área no estado de Minas Gerais e a nona melhor de todo país. É o que aponta o resultado da edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2023), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O curso de Medicina da Unimontes foi destaque no Conceito Enade.

Conforme o resultado da avaliação, divulgado sexta-feira (11/04), os cursos de Medicina e Enfermagem da Unimontes conquistaram a nota máxima (5), sendo que a graduação em Enfermagem é a quarta melhor de Minas Gerais, com a 21ª colocada em todo país.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Outros quatro cursos de graduação da Unimontes conquistaram nota 4: Odontologia e Engenharia Civil, ministrados no campus-sede; Agronomia e Zootecnia, ofertados no Campus de Janaúba.

A Universidade também manteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior em todo o país, que já tinha sido obtida pela instituição em avaliação anterior do MEC.

O Enade avalia o conhecimento dos graduandos em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares de cada curso superior no Brasil. São averiguados o desenvolvimento das competências e das habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos alunos em relação à realidade brasileira e mundial.

O Conceito Enade é calculado a partir da média ponderada das notas padronizadas dos estudantes concluintes do curso. O cálculo considera o desempenho dos estudantes na Formação Geral (FG) e no Componente Específico (CE) do exame.

A edição 2023 contou com a participação de mais de 31 mil estudantes de medicina, representando 305 cursos em todo o país. O curso de Medicina da Unimontes ficou na nona colocação em todo país – e primeira em Minas Gerais – no conceito Enade, no qual a primeira colocada em todo país foi a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destaca a conquista do curso de Medicina da instituição na avaliação do MEC como o melhor de Minas no conceito Enade. “O resultado no Enade/2023 confirma a qualidade do nosso curso de Medicina, que, desde a sua criação, tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da educação médica no Norte de Minas Gerais”, enfatiza o reitor.

“O nosso curso de Medicina é reconhecido pela qualidade de ensino, inovação e compromisso com a saúde da comunidade. Os egressos do curso atuam em diversas especialidades e em diferentes localidades, levando o nome da Unimontes para além das fronteiras regionais e contribuindo para a melhoria da assistência médica tanto no setor público quanto no privado”, afirma o professor Wagner de Paulo Santiago.

Ele ressalta também o bom resultado obtido pelos demais cursos da universidade avaliados pelo MEC. “O excelente resultado alcançado no Enade reflete o empenho e dedicação dos nossos professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos e reafirma o compromisso da universidade como referência estadual e nacional no ensino superior público de qualidade”, considera.

Compromissos sociais e valores humanísticos

A coordenadora do curso de Medicina da Unimontes, professora Thaisa Soares Crespo, destaca que a conquista no Enade/2023 projeta a instituição em nível nacional. “Mais do que uma pontuação de excelência, esse resultado é motivo de orgulho coletivo e de celebração verdadeira, pois representa o reconhecimento nacional da qualidade do ensino público que cultivamos há mais de meio século, com raízes sólidas no Norte de Minas Gerais – região que abriga, com orgulho, o berço do Sistema Único de Saúde (SUS).

”O ensino da medicina na Unimontes vai além do rigor técnico-científico que a sustenta: é profundamente alicerçado em compromissos sociais e valores humanísticos. Ética, responsabilidade com a vida, respeito ao outro e formação crítico-reflexiva são pilares que orientam a jornada dos acadêmicos de medicina em nossa instituição, avalia a coordenadora.

“Alcançar a excelência no Enade solidifica a nossa busca coletiva por um ensino público, gratuito e de qualidade, e reafirma o papel da Unimontes como uma das grandes referências na formação médica no Brasil”, conclui.

Enfermagem também é destaque

Na avaliação do MEC, o curso de Enfermagem da Unimontes obteve a quarta melhor colocação no Conceito Enade em Minas Gerais, entre 111 cursos da área no estado. A Unimontes foi superada apenas pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e de Juiz de Fora (UFJF). Com a nota máxima (5), o curso de Enfermagem da instituição norte-mineira ficou na 21ª colocação em todo país.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimontes, Ana Paula Holzmann, enaltece a relevância da conquista na avaliação do MEC. “Esse resultado reflete o comprometimento coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos com a qualidade do ensino, com a formação crítica e ética, e com a prática profissional pautada na excelência”, afirma Ana Paula.

“Trata-se de um reconhecimento nacional que confirma a efetividade do nosso Projeto Pedagógico e das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas, além de fortalecer ainda mais o papel do curso na formação de enfermeiros e enfermeiras altamente capacitados para responder às demandas do Sistema Único de Saúde e da sociedade”, salienta a coordenadora.

Relacionadas

Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo
Inscrições para Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior seguem abertas – As vagas são para Portugal
Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores