Estudantes de todo país estão reunidos no período de 24 a 27 de julho, em Natal (Rio Grande do Norte), em um encontro que tem como objetivo promover uma imersão no mundo da matemática. O evento conta com a participação de três alunos do ensino fundamental e médio que foram medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na regional de Minas Gerais (MG05) coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) reúne 160 estudantes com atividades relacionadas à matemática. Na programação constam aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação. As ações acontecem nas dependências do Aram Imirá Plaza Hotel & Convention, em Natal.
O evento é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Itaú Social, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Participam 17 professores universitários de diferentes regiões do país, com a proposta de discutir com os estudantes diversos temas do universo matemático. A discussão visa o incentivo aos jovens para se dedicarem ao aprimoramento de seus estudos na área.
A regional de Minas Gerais (MG05) da OBMEP é representada no encontro em Natal pelos estudantes medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Anne Karolyne Alves Martins e Maria Júlia Neres Gonçalves (medalhistas ouro); e Arthur Rodrigues Maciel (prata). Eles são acompanhados pelo professor Warley Cunha, do departamento de Ciências Exatas da Unimontes e integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC Junior) vinculado ao projeto de extensão “Apoio à Realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Todos os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico na última edição do Programa de Iniciação Científica (PIC Junior), que é destinado aos medalhistas da OBMEP. A iniciativa propicia aos premiados entrar em contato com interessantes questões da matemática, ampliando seus conhecimentos científicos e preparando-os para um futuro desempenho profissional e acadêmico.