Quatro profissionais vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros serão agraciados com a Medalha Santos Dumont. Os professores Francely Aparecida dos Santos, Luciene Rodrigues, Márcio Antônio Alves Veloso e Otil Carlos Dias dos Santos recebem a comenda do Governo de Minas Gerais, concedida pelo Estado às pessoas que contribuem com o desenvolvimento da sociedade civil no estado e no Brasil. A solenidade será realizada na manhã desta terça-feira (24/10), na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont (Zona da Mata).

A cerimônia será presidida pelo governador Fernando Pimentel. A medalha faz menção ao cientista Alberto Santos Dumont, mineiro de nascimento e que está entre os maiores inventores da humanidade. A condecoração foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). A medalha é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

A professora Francely Aparecida dos Santos é docente do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e está atualmente como pró-reitora adjunta de Ensino. Patrona-geral dos graduandos nas solenidades do 1º semestre de 2017 da Unimontes, a professora Luciene Rodrigues é docente do Departamento de Economia da Unimontes e atuou durante anos como coordenadora dos programas de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Social.

Márcio Antônio Alves Veloso é professor do curso de Administração, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e diretor administrativo do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Otil Carlos dos Santos é docente do Departamento de Administração da Unimontes e servidor da área de Planejamento e Gestão.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, integra o Conselho Permanente da Medalha Santos Dumont.