sans-serif;”>

this sans-serif;”>

Foi realizada na última sexta-feira, 25 de outubro, na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont,  a solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont,  conferida pelo Governo de Minas a pessoas e entidades que contribuem com o desenvolvimento do  Estado e do País. Foram agraciados três servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes):  o assessor-chefe de Comunicação, Felipe Gabrich; o diretor de Documentação e Informações (DDI), Humberto Velloso Reis; e Arnóbio Caires, integrante da Comissão Permanente de Licitação.

A cerimônia foi presidida pelo governador Antonio Anastasia, ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho; do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano; e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais,  deputado Dinis Pinheiro.  O  reitor João dos Reis Canela  foi um dos participantes do evento, juntamente com secretários de estado, deputados estaduais e federais e outras autoridades civis e militares, além de convidados.

Ao todo, foram agraciadas 123 personalidades, entre empresários, políticos, secretários de Estado, militares, servidores públicos, professores e artista, nos graus ouro, prata e bronze, que tiveram como orador oficial o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Clelio Campolina. Do Norte de Minas, além dos três servidores da Unimontes, também foi condecorado o  diretor do Jornal de Notícias, Edgar Martins Pereira.

O presidir a solenidade, o governador Antonio Anastasia destacou a importância do investimento na inovação tecnológica para o crescimento do Estado e do País. Segundo ele, “ a evolução da Ciência e da Tecnologia, como tantos outros aspectos de nossa formação, foi afetada e influenciada pelo período colonial, e se confunde, de certa forma, com a história da luta pela liberdade em Minas Gerais”.

Anastasia destacou que: “é preciso valorizar o revolucionário esforço de se fazer ciência, de se promover e praticar a invenção, a inovação, a criatividade, neste país, considerando-se os imensos obstáculos que tivemos de encarar na gênese da Nação e do Estado. O mineiro incorpora o desafio da paisagem. Seu olhar sempre busca o que há além dos rios, dos vales e das montanhas. Ou o que há acima das nuvens que com elas se confundem. E não há mineiro que tenha sonhado mais em romper com esses limites, impostos pela natureza ao homem, do que o mineiro Alberto Santos Dumont, inspirador e patrono desta medalha”.

Na mesma linha, em  seu pronunciamento,  o reitor da UFMG, Clélio Campolina, ressaltou que  “é necessário reconhecer que há ainda um longo e árduo caminho a ser percorrido pela sociedade brasileira para superar suas mazelas sociais e econômicas históricas”.  Campolina destacou que é  imprescindível estabelecer mecanismos para expandir, modernizar e fortalecer o setor nacional de bens de produção, que é o principal promotor de progresso técnico e de inovações tecnológicas.