Na próxima segunda-feira (21/04), feriado nacional de Tiradentes, será realizada em Ouro Preto a solenidade de outorga da Medalha da Inconfidência, a maior condecoração concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A cerimônia acontecerá às 19 horas e será presidida pelo governador Alberto Pinto Coelho e terá como orador oficial o senador Aécio Neves.

Quatro professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) serão condecorados: Cibele Veloso Milo (professora emérita), José Wilson Fonseca Cam, Geraldo Oliveira Mota e Vicente Ribeiro Rocha Júnior (pró-reitor de Pesquisa). A medalha também será concedida ao norte-mineiro Antonio Batista Medeiros.

Instituída pela Lei 882, assinada pelo então governador Juscelino Kubitscheck, em 28 de julho de 1952, a Medalha da Inconfidência é conferida àqueles que “de maneira excepcional tenham contribuído para a projeção e valorização de Minas Gerais”.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, integra o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência e participará da cerimônia em Ouro Preto.

Entre outros, também integram o Conselho Permanente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Adriene Barbosa de Andrade; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant’Ana, e o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia